sábado, 29 de setembro de 2012

novela "Avenida das Bil" - último capítulo

escrita por NEX SLIM SUMMERS.
Esta é uma estória de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou fatos, terá sido mera coincidência.


CAPÍTULO 20

ÚLTIMO CAPÍTULO

Raven, a princípio, não entende o que Daniel estava dizendo, e tenta explicar ao amigo o que ocorrera aquele dia na construção entre ela e Sérgio. Mas Daniel já tinha sua opinião, tirado suas próprias conclusões e, na sua cabeça, Raven tinha ficado com Sérgio com a ajuda de Teodoro e Adryan.
- Ao ver esta cena, eu decidi me vingar de todos vocês. Roubei o projeto do Teodoro, enviei em meu nome, ele foi aprovado e montei a agência de modelos. Estou rica, meu amor!
Ao ouvir estas palavras, Raven começa a entender o plano de vingança de Daniel, as fotos que Adryan recebera, tudo por causa de algo que nem existiu.
- Pelo visto não adianta explicar, não é? Você fez o que fez e acha que está certa! Se você me conhecesse de verdade, saberia que eu nunca trairia a confiança de um amigo... – diz Raven, que decide guardar certos segredos, já que Daniel não sabia muito sobre ela e achava que Wesley era seu grande amor...
- Não quero explicação nenhuma! O que fiz, está feito! E você olhe bem, pois estou indo embora com o seu amor... Depois que acabei com suas amigas e com você, eu tinha que vir aqui lhe mostrar o meu troféu! – e Daniel dá uma sonora gargalhada, depois entra no carro. Wesley não diz absolutamente nada, apenas abaixa a cabeça. Segundos depois, Daniel liga o carro e sai cantando pneus.
Raven pensa se deve ligar para Teodoro e Adryan e contar o acontecido, mas decide poupá-los dessa palhaçada de Daniel e deixar seus amigos seguirem suas vidas, evitando mais ódio. Um dia, talvez, diria aos amigos sobre a “vingança” de Daniel.
A mona se perde em seus pensamentos. Desde o sumiço de Daniel que todos se mostraram preocupados. Mal sabiam que ele estava era atrapalhando suas vidas com aquela bagunça que estava em sua mente. Achou estranho Daniel não fazer nenhuma pergunta sobre Sérgio. Talvez, o envolvimento com Wesley fizera a mona esquecer o produtor teatral. Raven também não entendia Wesley e suas atitudes caladas e estranhas.
Decide ir para casa. Ao se aproximar, ela vê um carro parado na sua porta.
- Mat?
- Oi... Pensei que você não viria embora mais...
- Se eu soubesse que você estava aqui, eu já teria vindo...
- Entre aí! – ordena o bofe.
Sem perder tempo, ela atende ao pedido.
- Olha, Raven, eu já vou avisando: não estou preparado para sexo hoje. Nem sei se vai rolar e... não quero que você fique muito animadinha. Pra falar a verdade, nem sei o que estou fazendo aqui... Acho que bateu saudade, mas só isso...
E antes que o jovem pudesse dizer mais alguma palavra, Raven se joga em cima dele e dá-lhe um ardente beijo apaixonado.
- E aí? Ainda não tem certeza do que você está fazendo aqui?
- Hummm... Agora eu tenho!
E após tanto lutar, eles se entregam ao desejo guardado há muito tempo. Mas, à pedido de Raven, o baco é feito dentro do carro, em plena avenida, o lugar onde ela mais curtia ficar e onde, talvez, terminaria o resto de seus dias...

F I M ?

Edição 988

Abaixo a imagem da edição 988, do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 30 de setembro de 2012.


sábado, 22 de setembro de 2012

A página negra de nossa História...

Querid@s, Dhonna Bycha vem até vocês nesta postagem para relembrar um fato ocorrido aqui nesta cidade há exatos 10 anos e que foi o marco divisório no trabalho desenvolvido pelo colunista ADRIANO ROSA aqui no Cultura Pop GLS.

Pela primeira vez na história da coluna, éramos alvo de uma investigação. Esta atitude poderia ter posto um FIM a este trabalho. Porém, sem medo, com CORAGEM, determinação e ousadia, optamos por continuar e assim o faremos enquanto força e assunto tivermos.

Antes, quero fazer-lhes uma pergunta:

O QUE HÁ DE ERRADO NAS FOTOS ABAIXO?


Para mim, absolutamente nada. São pessoas normais, em poses normais e em gestos de carinho. No entanto, em 22 de setembro de 2002, o Ministério Público de São Sebastião do Paraíso, após ver a publicação destas fotos no Cultura Pop GLS, decidiu abrir um processo contra o jornalista ADRIANO ROSA, alegando que as fotos eram "atentado violento ao pudor" e que os rapazes nas imagens eram menores de idade.

Estas e outras imagens - sempre de rapazes em poses sensuais, eram copiadas da internet e utilizadas para anunciar a coluna "Day Day Meeesmooo - a mais quente de todas", que uma vez por mês era publicada no Cultura Pop GLS para falar dos assuntos do Movimento LGBT.

Houve apreensão de computadores, investigação, oitiva de testemunhas. ADRIANO ROSA foi defendido pelos advogados Paulo Tavares Mariante (Campinas/SP), Henriette Maria Brigagão Alcântara Lemos dos Santos e Silvana Marques (ambas de Paraíso)

Cinco anos depois, a juíza da Vara Criminal de Paraíso, Dr.ª Édina Pinto, julgou IMPROCEDENTE a ação impetrada pelo MP e ABSOLVEU o colunista ADRIANO ROSA por falta de provas.

Nas imagens abaixo vocês podem acompanhar a cópia do Boletim de Ocorrência, da Denúncia feita pelo MP, da NEGATIVA de ADRIANO ROSA em aceitar um "acordo" com a Justiça - ele não fez nada de errado e, por fim, cópia da sentença dada pela juíza.

Desde aquela data, a coluna Cultura Pop passou a ser 100% GLS e até hoje abre espaço EXCLUSIVO, toda semana, para divulgar os temas e assuntos ligados aos LGBTs, um trabalho reconhecido e premiado 7 vezes seguidas pelo Movimento Gay de Alfenas (MGA).

Viramos com categoria esta página negra de nossa História, continuamos a erguer nossa Bandeira e a lutar, sempre, por mais LIBERDADE e DIREITO de EXPRESSÃO.

CÓPIA DA DENÚNCIA FEITA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO LOCAL







CÓPIA DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA


CÓPIA DA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO E JULGAMENTO, ONDE ADRIANO ROSA NÃO ACEITOU A PROPOSTA FEITA PELO JUIZ E O PROCESSO SEGUIU ADIANTE






CÓPIA DA SENTENÇA DE ABSOLVIÇÃO




O Ministério Público NÃO RECORREU da sentença.

O jornalista ADRIANO ROSA também NÃO MOVEU Ação contra o Estado por danos morais.

Ao longo desses 10 anos, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros conquistaram muitos direitos, alguns deles concedidos pelo próprio Poder Judiciário, como a UNIÃO CIVIL DE PESSOAS DO MESMO SEXO, dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2011. Ainda há muito a se conseguir e com garra iremos até o fim na busca do que queremos.

O Cultura Pop GLS continuará exercendo o papel de DAR MEEESMOOOO muita VISIBILIDADE aos LGBTs e tudo que os envolve.

Agradecemos ao Jornal do Sudoeste por nos abrir, gratuitamente, este espaço!

novela "Avenida das Bil" - capítulo 19


escrita por NEX SLIM SUMMERS.
Esta é uma estória de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou fatos terá sido mera coincidência.

CAPÍTULO 19

PENÚLTIMO CAPÍTULO

Um mês depois...

O tempo passa e muitas coisas mudaram na cidade. Teodoro foi para São Paulo após receber um convite para trabalhar em uma agência de modas. Adryan muda-se para Belo Horizonte após a decepção com Fernando, que tão cedo retorna a Paraíso. O DJ resolve ir à busca de novos. Na capital, até conhece um novo amor, Denis, mas decide não se entregar de corpo e alma, dedicando-se mais à carreira. Até Sérgio realiza mudanças em sua vida! Morando e dando aulas de teatro na zona rural, começa a se envolver com uma moça e estava bem feliz! Larissa também resolve dar um “up” em sua vida e decide montar uma peça falando sobre discriminação. A expectativa para a estréia estavam grandes!

Quem não muda é Raven, que continua na avenida... Rafael tentou tirá-la, mas sem poder que está apaixonada por Mat, a mona não aceita ao convite do jovem, que volta para sua cidade. Porém, antes de ir, ele diz:
- Esperei todo esse tempo e posso esperar mais. Deixo aqui meu telefone. Basta uma ligação sua e estarei aqui!
Sem dizer nada, a mona vê o bofe escapar de seus dedos e se pergunta: “será que fiz a coisa certa?”.

Até hoje Raven Hol pensa assim, mas seu amor por Mat a mantém firme!

Já passava das duas horas da madrugada. Raven está sentada em seu ponto na avenida Oliveira Rezende à espera de clientes. Alguns bofes passam, dão “tchauzinho”, outros “nem intimidades”. A mona adorava as reações. De fato, cada dia na avenida era diferente do outro, com personagens interessantes, outros completamente detestáveis, com amigas fervidas, outras que empacavam e espantavam as linhas, com alegrias e tristezas, com emoções e decepções... E, uma delas, estava por vir...

Um carro se aproxima do ponto e pára. Raven observa. Os vidros fechados e com película davam um ar de mistério. Ela fica sem entender à espera de que algo acontecesse. Decide levantar-se e ir até o veículo. Quando ia saindo, o vidro da porta do carona se abre e ela tem uma surpresa ao ver quem estava lá sentado... Wesley!

Já fazia uns dois meses que Raven não o via, mas também não entrava em contato com Wesley quando ele sumia. Instantes depois, a porta do motorista se abre.
- Olá, Raven!
- Daniel? Posso saber o que está havendo aqui? – pergunta a mona, surpresa.
- O que você quer saber, querida? O que o seu amado Wesley está fazendo dentro do meu carro?
- Não, Daniel... Ele é livre para sair com quem quiser.
- Aaaah, tááá! Acredita, viu bonita! Você está é morrendo de ciúmes!
- A lôka! Agora você acordou! Se você veio aqui para isso, depois de tanto tempo sumido, perdeu seu tempo, Daniel...
A mona se irrita com a resposta de Raven e revela:
- Você deve estar achando que estou aqui para brincar com você, mas não é! Nesse tempo todo que fiquei fora, acabei não só com sua vida, mas com a vida de todas as traidoras de suas amigas...

Na próxima semana, ÚLTIMO CAPÍTULO.

Edição 987

Abaixo a imagem da edição 987, do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 23 de setembro de 2012.


domingo, 16 de setembro de 2012

novela "Avenida das Bil" - capítulo 18

escrita por NEX SLIM SUMMERS.
Esta é uma estória de ficação. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou fatos, terá sido mera coincidência.


CAPÍTULO 18

ÚLTIMOS CAPÍTULOS

Durante muitos anos Sérgio dedicou sua vida ao teatro. Tinha muitos amigos e admiradores. Tinha uma vida perfeita, até aquele momento. E ele sabia que tudo o que acontecera de ruim em sua vida, a culpa era de Daniel.
Larissa, sabendo do acontecido, vai ao encontro do amigo, mas tem uma surpresa ao chegar lá.
- Oi, você está bem?
- Sim...
- Fiquei preocupada quando soube...
- Não fique! Eu estava aqui com meus problemas e percebi que não estou no meu normal.
- Você passou por muitas coisas...
- É... E tomei uma decisão!

Longe dali, na casa de Teodoro, Adryan desabafa com o amigo.
- Mas, com certeza Adryan, a Raven ia defendê-lo. Ela faz programas e isto pode parecer normal para ela, mas nem todo mundo pensa assim.
- É, eu sei, mas acho que ela e ofendeu!
- Que nada! Ela não é de guardar rancor.
- Humm... Sei lá! Mas e você? O que está planejando?
- Vou produzir um novo evento no próximo mês.
- Sério, Teodoro? Que bom!
- É... Depois de ter perdido meu projeto, preciso começar de novo!
- É isso mesmo, amigo! Temos que ir sempre à luta e tenho certeza que será um sucesso, você vai ver!

Na casa de Sérgio...
- Conte-me o que você está pensando em fazer.
- Vou me oferecer, como voluntário, para dar aulas de teatro em uma escolas rurais.
- Sério, Sérgio? Nossa! Vai ser o máximo!
- Sim... Será bom para mim levar a cultura para o campo e ficar mais próximo da natureza! Estou precisando um pouco de paz, amiga!

Um mês depois e Sérgio está se dando muito bem com as aulas na zona rural e ali, vendo e interagindo com aquelas crianças, ele percebe o quanto de tempo que perdeu e quanto está sendo importante para ele dividir seu conhecimento com pessoas que, às vezes, têm tão pouco. Está feliz, esquecendo todos os problemas, deixando-os para traz. A única coisa de que sente falta é a presença de sua amiga Larissa, mas quase todos os dias se comunicam pelo facebook, sempre reafirmando a ela que não pensa voltar para a cidade em momento algum.

na próxima semana, PENÚLTIMO CAPÍTULO.

Edição 986

Abaixo a imagem da edição 986, do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 16 de setembro de 2012.


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A política saiu do armário


155 candidaturas LGBT disputam as eleições municipais de 2012


Em 1996, um grupo de 8 ativistas gays resolveram dar visibilidade às demandas da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) junto ao Legislativo, e se candidataram nas eleições municipais daquele ano. Dezesseis anos mais tarde, em 2012, há 155 candidaturas LGBT, representando um aumento de 1.937,5%.

Há 1 candidatura (gay) ao cargo de prefeito de João Pessoa e 154 candidaturas a vereador(a) em 24 dos 26 estados (não há eleições no Distrito Federal), faltando apenas os estados do Acre e do Mato Grosso. São 85 candidaturas de gays, 25 lésbicas, 24 transexuais, 16 travestis, 4 bissexuais e 1 drag queen.

Os estados com mais candidaturas LGBT incluem a Bahia com 34, seguida de São Paulo com 27, Minas Gerais com 18 e Rio Grande do Sul com 12.

As candidaturas também são diversificadas em termos dos partidos políticos. São 24 partidos ao total, desde o PSC e os Democratas até o PSTU.  Os partidos com mais candidaturas LGBT são o PT (27), o PSOL (19), o PSB (15), o PCdoB (13), o PV (9), o PSDB (6) e o Democratas (3).

Além das candidaturas assumidamente LGBT, também há as candidaturas aliadas da causa LGBT. Já são 43 candidatos/as que assinaram o Termo de Compromisso da campanha “Voto contra a homofobia, defendo a cidadania,” sendo que as principais propostas constam no final deste release.

Informações adicionais identificando as candidaturas, cargos pretendidos, município, estado, partido e contatos estão disponíveis em www.abglt.org.br, no menu direito, em Eleições 2012. A análise das candidaturas na forma de tabelas e gráficos se encontra no anexo deste release. Agradecemos ao Paulinho e ao Ricardo pelo trabalho que vêm fazendo, mantendo atualizadas as informações sobre as candidaturas e produzindo a sistematização dos dados.

Nessas eleições, por iniciativa do Grupo Dignidade (Curitiba-PR) e com apoio com a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e Grupo Libertos Comunicação (Belo Horizonte-MG), foi fundada a União Nacional Pluripartidária LBGT, cujos objetivos incluem a colocação da pauta da diversidade sexual dentro dos partidos políticos e a eleição de candidaturas LGBT assumidas.

Toni Reis, presidente da ABGLT salienta que “embora tenhamos feito essa lista de candidaturas LGBT e aliadas à causa LGBT com o objetivo de orientar o eleitorado LGBT, é importante que as pessoas procurem conhecer a história de luta e as propostas dos/das candidatos/as antes de votar neles. Não basta ser uma candidatura LGBT. A recomendação também é que não sejam candidaturas corporativistas voltadas apenas para a população LGBT, mas que ampliem para outras populações, assim como abranjam os temas sociais, como a saúde, educação e segurança pública,” acrescenta.

domingo, 9 de setembro de 2012

novela "Avenida das Bil" - capítulo 17

escrita por NEX SLIM SUMMERS.
Esta é uma estória de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou fatos, terá sido mera coincidência.


CAPÍTULO 17

MOMENTOS DECISIVOS

O dia amanhece e Raven é acordada com fortes batidas na porta. A mona levanta-se rapidamente, ajeita um pouco os cabelos e vai abrir, tendo uma surpresa.
- Fernando? O que você faz aqui há esta hora? O que houve?
- Oi, Raven! Te acordei, né? Eu preciso muito falar com você...
A bil pede ao bofe que entre. Após um tempo, Fernando revela à Raven a conversa que teve com Adryan, dizendo ainda que, após este fato, ele decidiu voltar para São Paulo.
- Você não acha que, talvez, fosse melhor esperar o Adryan se acalmar para tentar falar com ele novamente?
- Olha, eu pensei muito nisso, mas mesmo se ele vier falar comigo, eu não conseguirei olhar nos olhos dele. Nem quando revelei isto aos meus pais, senti tanto desprezo em um olhar como o que ele me deu ao ouvir o que contei... Eu sempre sonhei que, um dia, encontraria uma pessoa que me fizesse abandonar esta vida, mas agora, vejo que isso é só um sonho...
Longe dali, no Teatro Municipal, já fazia algum tempo que Sérgio não estava interagindo com o grupo e isso levou o diretor da Oficina de Artes Cênicas Sebastião Furlan a tomar uma decisão.
- Mandou me chamar, Quirino?
- Sim... Sente-se!
A conversa entre os dois é longa e Quirino explica para Sérgio o motivo de seu afastamento temporário da Oficina. Sérgio se descontrola no início do papo, mas, depois, diante dos argumentos de Quirino, percebe que sua vida está um verdadeiro “balaio de gato”, necessitando de cuidados...

Na casa de Raven, Fernando aceita o convite da mona para o almoço. Enquanto a biba encosta a barriga saliente no fogão, os dois jogam conversa fora. Entre um assunto e outro, Raven tenta convencer Fernando a não ir embora, mas o bofe estava irredutível.
- Nossa, o almoço estava ótimo! Você é bem prendada!
- Sério? Que bom que gostou...
- Sim, muito! Mas, como diz aquele ditado: “barriga cheia, pé na areia”. Preciso ir agora...
- Eu não vou mesmo conseguir que você mude de idéia e fique?
- Não, Raven... Não vai! Mas eu levarei algo de bom desta estória: a nossa amizade! – e num gesto de carinho, Fernando dá um forte abraço em Raven, beijando-lhe a face. Os dois se despedem e, em seguida, a mona vê o rapaz partir.

continua na próxima semana.

Edição 985

Abaixo a imagem da edição 985, do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 9 de setembro de 2012.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

novela "Avenida das Bil" - capítulo 16

escrita por NEX SLIM SUMMERS.
Esta é uma estória de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou fatos, terá sido mera coincidência.


CAPÍTULO 16
MOMENTOS DECISIVOS

Raven fica pasma com o conteúdo do envelope.
- Você já falou com ele?
- E falar o quê? Ele disse que eu fui o primeiro homem da vida dele...
- Mas isso é normal. Eu acho que você está fazendo tempestade em copo d’água. Eu faço programas e somos amigas. Você sabe o que me levou até aqui. Acho que você precisa ouvir o que ele tem a dizer, principalmente se você estiver gostando do cara.
- E quem disse que eu estou gostando dele, mona?
- Os seus atos dizem isso, Adryan! E você pode até tentar disfarçar, mas eu estou vendo como você está neste momento.
- Ai, eu não devia ter vindo aqui... Você acha certo ficar numa avenida ganhando dinheiro, portanto, lógico que iria defendê-lo.
- Não estou defendendo ninguém, bil! Só acho que você deveria falar com ele primeiro antes de tomar qualquer decisão!
Sem dar muita atenção às palavras da amiga, Adryan despede-se e sai. No caminho, decide ir até à casa de Fernando. Ao chegar lá, liga para o bofe.
- Fernando, você está em casa?
- Sim, mas o que houve? Já está tarde...
- Estou aqui fora. Você pode vir aqui? Preciso falar com você...
Instantes depois o jovem sai e Adryan mostra as fotos para ele.
- Eu posso te explicar tudo...
- E por acaso há alguma explicação para isso? – indaga Adryan.
- Você não sabe a metade da minha vida, muito menos o que me levou a fazer isso...
- E por que você não me disse nada antes?
- Porque você nem imagina... Tem um amigo que faz programa e não faz idéia porque eu tentei esconder isso.
- Não... Eu acho...
- Olha, Adryan, eu queria ter uma vida normal e sei que não é fácil. Com você eu podia viver uma estória real.
- Você está falando igual a Raven. Mas eu não quero isso para mim!
- Eu pensei que você fosse diferente... Mas, deixa para lá...
E Fernando dá as costas para Adryan e, antes de entrar em sua casa, ele diz:
- Apesar de ganhar a vida desse jeito, eu também tenho sonhos e quero, um dia, levar uma vida normal. Pensei que fosse com você, mas parece que me enganei... – e ele entra, fechando a porta na cara do DJ.

continua na próxima semana.

Edição 984

Abaixo a imagem da edição 984, do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 2 de setembro de 2012.