sábado, 22 de setembro de 2012

A página negra de nossa História...

Querid@s, Dhonna Bycha vem até vocês nesta postagem para relembrar um fato ocorrido aqui nesta cidade há exatos 10 anos e que foi o marco divisório no trabalho desenvolvido pelo colunista ADRIANO ROSA aqui no Cultura Pop GLS.

Pela primeira vez na história da coluna, éramos alvo de uma investigação. Esta atitude poderia ter posto um FIM a este trabalho. Porém, sem medo, com CORAGEM, determinação e ousadia, optamos por continuar e assim o faremos enquanto força e assunto tivermos.

Antes, quero fazer-lhes uma pergunta:

O QUE HÁ DE ERRADO NAS FOTOS ABAIXO?


Para mim, absolutamente nada. São pessoas normais, em poses normais e em gestos de carinho. No entanto, em 22 de setembro de 2002, o Ministério Público de São Sebastião do Paraíso, após ver a publicação destas fotos no Cultura Pop GLS, decidiu abrir um processo contra o jornalista ADRIANO ROSA, alegando que as fotos eram "atentado violento ao pudor" e que os rapazes nas imagens eram menores de idade.

Estas e outras imagens - sempre de rapazes em poses sensuais, eram copiadas da internet e utilizadas para anunciar a coluna "Day Day Meeesmooo - a mais quente de todas", que uma vez por mês era publicada no Cultura Pop GLS para falar dos assuntos do Movimento LGBT.

Houve apreensão de computadores, investigação, oitiva de testemunhas. ADRIANO ROSA foi defendido pelos advogados Paulo Tavares Mariante (Campinas/SP), Henriette Maria Brigagão Alcântara Lemos dos Santos e Silvana Marques (ambas de Paraíso)

Cinco anos depois, a juíza da Vara Criminal de Paraíso, Dr.ª Édina Pinto, julgou IMPROCEDENTE a ação impetrada pelo MP e ABSOLVEU o colunista ADRIANO ROSA por falta de provas.

Nas imagens abaixo vocês podem acompanhar a cópia do Boletim de Ocorrência, da Denúncia feita pelo MP, da NEGATIVA de ADRIANO ROSA em aceitar um "acordo" com a Justiça - ele não fez nada de errado e, por fim, cópia da sentença dada pela juíza.

Desde aquela data, a coluna Cultura Pop passou a ser 100% GLS e até hoje abre espaço EXCLUSIVO, toda semana, para divulgar os temas e assuntos ligados aos LGBTs, um trabalho reconhecido e premiado 7 vezes seguidas pelo Movimento Gay de Alfenas (MGA).

Viramos com categoria esta página negra de nossa História, continuamos a erguer nossa Bandeira e a lutar, sempre, por mais LIBERDADE e DIREITO de EXPRESSÃO.

CÓPIA DA DENÚNCIA FEITA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO LOCAL







CÓPIA DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA


CÓPIA DA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO E JULGAMENTO, ONDE ADRIANO ROSA NÃO ACEITOU A PROPOSTA FEITA PELO JUIZ E O PROCESSO SEGUIU ADIANTE






CÓPIA DA SENTENÇA DE ABSOLVIÇÃO




O Ministério Público NÃO RECORREU da sentença.

O jornalista ADRIANO ROSA também NÃO MOVEU Ação contra o Estado por danos morais.

Ao longo desses 10 anos, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros conquistaram muitos direitos, alguns deles concedidos pelo próprio Poder Judiciário, como a UNIÃO CIVIL DE PESSOAS DO MESMO SEXO, dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2011. Ainda há muito a se conseguir e com garra iremos até o fim na busca do que queremos.

O Cultura Pop GLS continuará exercendo o papel de DAR MEEESMOOOO muita VISIBILIDADE aos LGBTs e tudo que os envolve.

Agradecemos ao Jornal do Sudoeste por nos abrir, gratuitamente, este espaço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário