quinta-feira, 28 de junho de 2012

28 de Junho: Dia do Orgulho Gay e da Consciência Homossexual


texto de LUIZ MOTT (antropólogo e professor da Universidade Federal da Bahia)

Todos os oprimidos têm um dia de luta: 8 de março, Dia da Mulher; 19 de abril, Dia do Índio; 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Faz sentido existir também um Dia dos Homossexuais? Sim! Os gays  também têm seu dia - 28 de Junho. Os gays,  lésbicas, travestis e transexuais  representam mais de 10% da população mundial. No Brasil são  mais de 20 milhões de seres humanos desprezados, discriminados, violentados, assassinados. Só nos últimos 30 anos mais de 3500 homossexuais foram barbaramente executados, vítimas da homofobia - a intolerância à homossexualidade.

POR QUE UM DIA DA CONSCIÊNCIA  HOMOSSEXUAL?

Tudo começou em  28 de junho l969, em Nova York, quando os homossexuais, cansados de apanhar da polícia, que toda noite invadia seus espaços de lazer,  reagiram e ganharam a batalha contra a prepotência policial. Nos anos seguintes, os LGBT do mundo inteiro adotaram 28 de junho como o “Dia do Orgulho Gay”, também chamado de DIA DA CONSCIÊNCIA HOMOSSEXUAL. No Brasil, desde 1981 o Grupo Gay da Bahia comemora  esta data, e nos últimos anos, as paradas LGBT se  espalharam pelo resto do país. Mais de um milhão de pessoas participam todos os anos das paradas de SP, RJ,  Salvador, Fortaleza.

POR QUE NÃO TER  VERGONHA DE SER  E DEFENDER  O HOMOSSEXUAL?

Foram necessários muitos anos de resistência, luta e contestação para que chegasse um dia, na década de 60, em que os negros pudessem declarar: “Negro é bonito!”. Serão necessárias ainda quantas gerações para que todas as pessoas reconheçam que  mulheres e homossexuais devem  ter  os mesmos direitos, que a cor escura da pele do índio  ou do negro não implica em inferioridade? Não existe raça superior, não existe sexo superior. Ser homossexual não é doença: desde l985 o Conselho Federal de Medicina, desde 1993 a Organização Mundial da Saúde  e desde 1999, o Conselho Federal de Psicologia excluíram  a homossexualidade da classificação de doenças. Ser homossexual não é crime e teólogos modernos defendem que o amor entre pessoas do mesmo sexo não é pecado. A discriminação sim é proibida pela  Constituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário