Motivada por Grupo Gay da Bahia, polícia decide incluir orientação sexual em boletins de ocorrência
De acordo com o colunista Biaggio Talento, do Jornal A Tarde, de Salvador, a polícia da Bahia vai passar a incluir nos boletins de ocorrência a orientação sexual das vítimas. A decisão é uma reivindicação do Grupo Gay da Bahia e deve ampliar o monitoramento de crimes motivados por homofobia no Estado.
Para a polícia do Estado, dos casos citados pelo GGB, a maioria tem como motivação o envolvimento com drogas. “A maioria também já foi elucidada”, conta a polícia. Ainda assim, a decisão deve agilizar os trabalhos já que as autoridades alegam que a “informação de que a vítima era homossexual é desconhecida na delegacia” ou “a família disse que desconhece a informação de que a vítima era homossexual”.
Um dos representantes do movimento gay no Estado, o professor Luiz Mott afirma que “a declaração de que os ‘HOMOCÍDIOS’ tem como causa não homofobia, mas drogas, não resiste à crítica, pois é a homofobia cultural que empurra tantos LGBTs para as margens sociais, inclusive a prostituição nas pistas. TODOS os seis crimes registrados na Bahia em janeiro2011 (na verdade são sete, um só agora confirmado), as vítimas eram reconhecidamente homossexuais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário