quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tem revista nova nas bancas. É a H Magazine


 Já está nas bancas brasileiras a “H Magazine”, nova revista da editora Mix Brasil. Na capa está o lindo Fabricio Ternes, que não é modelo, mas é gato completo e prá lá de sexy. A revista terá essa linha na capa: fotografar homens lindos, unânimes, mas não modelos.

Dirigida a um público que vai de 30 anos em diante, o foco da revista são reportagens e entrevistas aprofundadas, informações bem apuradas e qualidade gráfica e editorial de primeira linha. Quem assina a publicação é a editora MIX BRASIL que também responde pelas revistas JUNIOR e JUNIOR Homem. Entre os colaboradores estão nomes como Laerte, Tony Goes, João Luiz Vieira, Carlos Pazetto, Du Borsatto, Gilberto Scofield Jr, Vania Toledo, entre tantos.

A festa de lançamento da primeira edição será só no dia 3 de março, no clube Yacht, em São Paulo.

Brasil recebe megaexposição sobre a diva Marylin Monroe

 O Brasil vai receber a mais completa exposição sobre Marilyn Monroe que já passou por aqui. Será aberta em São Paulo, na Cinemateca Brasileira, no dia 4 de março, a exposição e mostra de filmes “Quero Ser Marilyn Monroe!”, que reúne 125 obras de arte como fotografias e pinturas e traz ainda um completo catálogo cinematográfico da diva.
 A exposição chega ao Brasil após grande sucesso de público nos principais museus da Europa, Estados Unidos e Canadá e será montada para marcar os 50 anos da morte de Marilyn. A mostra tem entrada gratuita ao público, que poderá conferir de perto obras de vários artistas consagrados como Andy Warhol, Allen Jones, Peter Blake, Richard Avedon e Henri Cartier-Bresson.
 "A proposta da exposição é, antes de mais nada, uma reflexão sobre a Marilyn. Queremos que o público se ponha no lugar dela ao reviver sua existência pelo ponto de vista de artistas que a leram e releram ao longo dos últimos 50 anos e dos filmes que ela fez", afirma Ricardo Comissoli, sócio-diretor da Admirável Entretenimento, empresa responsável por trazer a exposição para São Paulo.
 Serão exibidos também os filmes de Marilyn: “O Inventor da Mocidade” (Howard Hawks) – 1952, “Quanto Mais Quente Melhor” (Billy Wilder) – 1959, “A Malvada?” (Joseph L. Mankiewicz) – 1950, “Os Desajustados” (John Huston) – 1961, “O Pecado Mora ao Lado” (Billy Wilder) – 1955, “Os Homens Preferem as Louras” (Howard Hawks) – 1953 e “Torrentes de Paixão” (Henry Hathaway) – 1952.

 SERVIÇO = Quero Ser Marilyn Monroe! – de 4 de março a 1º de abril na Cinemateca Brasileira: Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo. Entrada gratuita. Informações: www.marilynmonroe.com.br.

Livro levanta discussão sobre a sexualidade em sala de aula

 O conhecimento é chave para um país com uma população tolerante, mas como educar para a diversidade em um Brasil que tem um governo que veta materiais anti-homofobia elaborados por seu próprio ministério, o da Educação (MEC)? Essas e outras dúvidas na relação escola versus homofobia encontram um ponto de apoio teórico importante no livro “Mídia, Educação e Sexualidade” (Syntagma), organizado por Ricardo Desidério e Hertz Wendel de Camargo.

 A obra reúne artigos de especialistas no assunto e aborda essa complexa, e ainda hoje complicada, relação entre educar para a diversidade e respeitar as diferenças de cada aluno. Um problema que poderia ser resolvido com uma formação de educadores que também versasse sobre a sexualidade dos meninos e das meninas, quebrando o tabu de se falar de sexo em sala de aula.
 Como observa Andréa Cristina Martelli em seu artigo “Práticas docentes e imaginários de sexualidade”, “os cursos de formação de professor e professora não ofertam, em sua grade curricular, um disciplina regular direcionada ao estudo da sexualidade ou da educação sexual”. Ela atenta ainda para o fato de que “o que ocorre em alguma situações são atividades extensionistas sob a forma de cursos”.
 É um material rico de ideias e opiniões que podem ser ou pelo menos conter saídas produtivas para se trabalhar o tema do sexo, e da consequente sexualidade, dentro das salas de aula sem ferir a liberdade de cada aluno. “A sexualidade, numa visão ontológica, é essencialmente humana, cujas significações e vivências são determinadas pela natureza, pela subjetividade de cada ser humano e, sobretudo, pela cultura, num processo histórico e dialético”, aponta Eliane Maio na apresentação da obra.
 Livro essencial para educadores e gente interessada na questão, “Mídia, Educação e Sexualidade” tem três bons motivos para ser lido apontados a pedido do MIX BRASIL por um dos organizadores da obra, Ricardo Desidério:
 1 - Por meio de múltiplos olhares, as convergências entre Educação, Mídia e Sexualidade são abordadas na obra.
 2 - O livro revela os nuances do que ainda hoje é considerado, por muitos, um tabu: a sexualidade humana.
 3 - Compõem o corpo autoral do livro, profissionais, pesquisadores e professores universitários ligados às áreas de Educação Sexual, Jornalismo, Publicidade, Cinema, Letras, Psicologia, Pedagogia e Cibercultura.

Fonte: portal MIX BRASIL.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Edição 957

Abaixo a imagem da edição n.º 957 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 26 de fevereiro de 2012.



domingo, 19 de fevereiro de 2012

1º Congresso da Diversidade Sexual

Segue abaixo a programação do "I Congresso da Diversidade Sexual: Da proteção dos Direitos da Personalidade", que ocorrerá em Maringá no Paraná. As inscrições coemçam a partir do dia 1º de março de 2012, no link abaixo:


Programação:

Dia 11 de abril, quarta-feira:
Noite
19h - Abertura
Lançamento da Revista: Diversidade Sexual
Lançamento do Livro: Minorias Sexuais – Coord. Tereza Rodrigues Vieira
Lançamento do Livro: Dano Moral no Direito de Família – Valéria Silva Galdino Cardin
Lançamento dos Livros: Dra. Tereza Rodrigues Vieira – Transexualidade: conseqüências jurídicas da identidade de gênero. (depoimento Maitê Schneider) e  Dra. Maria Berenice Dias – Estatuto da Diversidade Sexual
22h 40mim Encerramento

Dia 12 de abril, quinta-feira:
Manhã
8h - Abertura
Dr. Toni Reis - Avanços e  Desafios  dos Direitos  Humanos LGBT  no  Brasil
Dra. Eliane Rose Maio – O Nome da Coisa.
12h - Encerramento
Noite
19h - Abertura
Dr. Luiz Roberto Barros Mott – Homofobia no Brasil
Vídeo: Não Gosto dos Meninos – André Matarazzo e Gustavo Ferri
Dr. Jorge Duarte Pinheiro – O direito ao casamento de pessoas do mesmo sexo: uma reinvenção do Direito Matrimonial?
22h 40mim Encerramento

Dia 13 de abril, sexta-feira:
Manhã
8h - Abertura
Dr. Ronaldo Pamplona Teixeira da Costa e Dr. Carlos Alberto Borba Souza Borba – Psicodrama em Diversidade Sexual
Painéis
12h - Encerramento
Noite
19h - Abertura
Dr. Ronaldo Pamplona Teixeira da Costa - A definição durante a gestação da Identidade de Gênero e Orientação Sexual
Dra. Suely Aldir Messeder - Entre gênero e sexualidades: possíveis maneiras de ser mulher vivenciando as masculinidades
22h 40mim Encerramento.

Edição 956

Abaixo a imagem da edição n.º 956 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 19 de fevereiro de 2012.



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Grupo SHAMA, 9 anos de Luta pela Cidadania LGBT

No dia 08 de fevereiro a entidade Associação Homossexual de Ajuda Mútua (Shama) aniversariou: 9 anos de existência que acumulam atividades, projetos e ações cotidianas em defesa dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Uberlândia e Região; 9 anos de enfrentamento diário do preconceito contra a nossa orientação sexual; 9 anos de atendimento jurídico, psicológico e de assistência social à nossa comunidade!

Nesse caminho consolidamos e ampliamos a Parada do Orgulho LGBT, que hoje se constitui no maior evento político-cultural da cidade, reunindo de 50 a 70 mil pessoas; estabelecemos parcerias com dezenas de entidades e instituições ligadas aos direitos humanos, sociais e culturais em nível municipal, estadual e federal; nossa entidade está inserida nos eventos temáticos também internacionais quando realizados no Brasil.

Mas estamos cientes de que ainda temos muita estrada pela frente; o conservadorismo político, o literalismo religioso agressivo, o preconceito intra familiar, a grande vulnerabilidade econômica e social de LGBT pobres, o sempre preocupante índice de infecção pelo HIV/Aids verificado na nossa comunidade. São questões que chegam a ofuscar algumas de nossas vitórias como a decisão do Supremo Tribunal Federal de aceitar doravante as uniões homo-afetivas, com todos os direitos previstos nas relações hetero-afetivas.

Em Uberlândia então, estamos há anos lutando pela aprovação de uma lei que penalize atos homofóbicos e, mais recentemente, o embate se estende à luta por uma sede própria, aliás, por mais que uma sede própria: queremos construir um Centro de Referência de Direitos Humanos LGBT! Mas, sem dúvida, sem perder a alegria e a honestidade, saímos da infância. 

Nossa entidade conquistou o respeito e o espaço que merece. Por isso, é em nome de todos que fizeram, pelo mínimo e pelo máximo que fizeram por nossas humanas bandeiras que hoje comemoramos 9 anos com duas palavras: OBRIGADO E PARABÉNS!

Marcos Martins - presidente

SAIBA MAIS sobre o Grupo SHAMA, clicando AQUI.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mãe de gay faz apelo pelo fim da homofobia

Depoimento emocionado de mãe de gay pede fim da homofobia no Brasil

A mineira Marlene Xavier, da cidade de Montes Claros, é uma das várias integrantes da campanha “Mães Pela Igualdade” e deu um depoimento emocionada e emocionante sobre a morte de seu filho, que completa 10 anos em 2012 e teve clara motivação homofóbica. “Eu sei disso porque os assassinos falaram”, revela a mãe no vídeo da campanha.

O assassino confessou sua homofobia à polícia em seu depoimento: "Não suporto homossexuais". Ele continua em liberdade até hoje. Além dos vídeos, a campanha “Mães Pela Igualdade” conta também com um abaixo-assinado pelo fim da violência contra pessoas LGBT no Brasil (assine aqui).


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Edição 955

Abaixo a imagem da edição n.º 955 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 12 de fevereiro de 2012.



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ministério veta vídeo de homens gays na campanha do Carnaval


O Ministério da Saúde determinou ao Programa de Aids, da própria pasta, que retirasse da internet o vídeo institucional com filme com cenas de uma relação homossexual entre dois homens, que seria exibida para a campanha do Carnaval. Nas imagens, dois rapazes são apresentados numa boate, trocam carícias e são alertados por uma fada a usarem preservativo.

O filme, segundo material de divulgação do Programa de Aids do Ministério da Saúde, deveria ser exibido em TV e na internet. Estava disponível no site do programa desde sexta-feira, mas foi retirado do ar. O ministério informou na quarta-feira que o vídeo não deveria ter sido divulgado na internet e que será exibido apenas em espaços fechados frequentados por homossexuais. O vídeo oficial, com logotipo do Ministério da Saúde, está sendo distribuído nas redes sociais.

Entidades e movimentos questionam a não exibição do filme na TV aberta.

Trecho do release do programa de Aids sobre a exibição deste filme, de outros, em TV:
"Os filmes a serem transmitidos pela TV e internet apresentam situações em que os públicos-alvo da campanha – homens gays jovens e um casal heterossexual – encontram-se prestes a ter relações sexuais sem camisinha. Em ambos os filmes, surgem personagens fantasiosos – uma fadinha, no caso do filme do casal gay, e um siri, no do casal heterossexual – com uma camisinha".

ABGLT é contra banheiros especiais para LGBTs em escolas



Ofício PR 015/2012
Curitiba, 08 de fevereiro de 2012

Ao: Exmo. Sr. Flávio Arns
Secretário de Estado da Educação

Assunto : Solicitação de providências : “banheiro para homossexuais” em colégio estadual em Londrina

Senhor Secretário,

A ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT é uma entidade de abrangência nacional que congrega 257 organizações congêneres e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população. A ABGLT também é atuante internacionalmente e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.

Assim, acompanhamos hoje nos meios de comunicação reportagens sobre a criação de um banheiro específico para estudantes homossexuais no Colégio Estadual Vicente Rijo, na cidade de Londrina.

Reconhecemos que o Estado do Paraná tem alcançado avanços na área da educação no que se refere ao respeito à diversidade sexual como, por exemplo, por meio do Parecer nº 01/2009 do Conselho Estadual de Educação permitindo o uso do nome social de pessoas travestis e transexuais nas escolas, bem como as capacitações sobre diversidade sexual para
profissionais de educação, promovidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade da Secretaria de Estado da Educação.

No entanto, entendemos que a criação de um terceiro banheiro para homossexuais num colégio estadual é uma solução simplista para uma questão complexa. A medida promove a segregação e reforça o estigma, o preconceito e discriminação, em vez de trabalhar a inclusão social e questão do respeito às individualidades. Basta substituir a população-alvo, por negros ou judeus – por exemplo, em vez de homossexuais, para perceber que a medida está promovendo uma situação de apartheid.

É importante destacar que lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) são entre as pessoas que mais sofrem preconceito, discriminação e estigma em nossa sociedade. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, mais de 3600 homossexuais foram assassinados por sua condição sexual nos últimos anos no Brasil. Atualmente, segunda a mesma fonte, em média há uma assassinato a cada trinta e seis horas. Várias pesquisas feitas por instituições de renome apontam para a existência do preconceito. Em uma pesquisa, 40% dos estudantes masculinos da educação básica não gostariam de estudar na mesma sala que um estudante gay e 60% dos(das) profissionais de educação não sabem como lidar com essa questão na sala da aula (Unesco). Na escola, essa situação pode levar à evasão e ao abandono escolar, gerando dificuldades de inserção no mercado de trabalho, entre outras iniquidades vivenciadas, de modo a poder tornar as pessoas LGBT altamente vulneráveis social e pessoalmente. 

Entendemos que uma resposta mais apropriada do que a criação de um banheiro específico para homossexuais envolve a existência nas escolas de programas específicos e efetivos de respeito à diversidade – incluindo a diversidade sexual, a capacitação continuada de um número maior de profissionais de educação nessa área, com mais frequência, supervisão e monitoramento, a disponibilização de materiais didáticos específicos de apoio para a abordagem da temática e a realização de pesquisas para identificar as melhores formas de tratar do assunto nas escolas.

Assim sendo, vimos por meio deste solicitar a tomada de providências no sentido de suspender iniciativas envolvendo a criação de banheiros específicos para homossexuais em qualquer estabelecimento de ensino da responsabilidade do Governo do Estado do Paraná.

Aproveitamos a oportunidade para solicitar uma audiência com V. Sa. para discutir o assunto.

Na expectativa de sermos atendidos, estamos à disposição para o diálogo e para colaborar no que for possível.

Respeitosamente,

Toni Reis
presidente da ABGLT

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"Se rolar, use Camisinha"

Pela primeira vez no Brasil, as travestis estão entre o público alvo da campanha de carnaval do Ministério da Saúde contra a Aids. Lançadas em 2 de fevereiro, as veiculações também vão focar jovens de 15 a 24 anos, gays e heterossexuais.

Após o período de festas, serão veiculadas mensagens de estímulo ao diagnóstico precoce do HIV.







Edição 954

Abaixo a imagem da edição n.º 954 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 5 de fevereiro de 2012.