quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dia Mundial de Luta contra a Aids

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon


“Entrando na quarta década da AIDS, estamos finalmente em condição de terminar com a epidemia.

O progresso feito até hoje é a prova de que podemos atingir nosso objetivo de zero novas infecções, discriminação zero e zero mortes relacionadas à AIDS.

O número de novas infecções caiu mais de 20% desde 1997. Novas infecções continuam a cair na maioria das regiões do mundo. Na África Subsaariana, região mais afetada pela epidemia de AIDS, índices de HIV caíram em 22 países.

Entre as populações em risco, a maré está mudando. O acesso a serviços de prevenção ao HIV está ajudando jovens, profissionais do sexo e seus clientes, usuários de drogas injetáveis, homens que têm relações sexuais com homens e transexuais a ter controle sobre sua saúde para um melhor bem estar.

O tratamento evitou a morte de 2,5 milhões de portadores do HIV desde 1985. Somente no último ano, 700 mil pessoas foram salvas. Cerca de 6,6 milhões de pessoas, número correspondente à metade daqueles que precisam de tratamentos para o vírus nos países de baixa e média renda, estão sendo atendidas.

Sinergias entre prevenção e tratamento estão acelerando o processo.

No entanto, para terminar com AIDS, precisamos apresentar resultados ainda melhores.

Em junho desse ano, a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral sobre AIDS adotou metas ousadas para 2015: reduzir a transmissão sexual de HIV pela metade, eliminar novas infecções em crianças, fornecer tratamento para 15 milhões de pessoas vivendo com HIV, terminar com o estigma e a discriminação e fechar a lacuna de financiamento para a luta contra a AIDS.

Com forte vontade política, fontes consideráveis de financiamento e uma abordagem firme com os direitos humanos, podemos atingir todos esses objetivos.

O financiamento será fundamental para o sucesso. Peço a todos os interessados que ajam no quadro de investimento definido pela Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e financiem integralmente a meta global anual de investimentos de 24 bilhões de dólares. Os resultados compensariam os custos iniciais em menos de uma geração.

Precisamos continuar construindo a partir do comprometimento político, do investimento, da energia, do ativismo e da determinação que nos trouxeram até esse ponto de mudança.
O momento está do nosso lado. Devemos usá-lo para acabar com a AIDS – de uma vez por todas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário