sábado, 27 de outubro de 2012

Edição 992

Abaixo a imagem da edição 992, do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 28 de outubro de 2012.


sábado, 20 de outubro de 2012

Colírios

Eles estão de volta para deixar mais belo o nosso BLOG...






Edição 991

Abaixo a imagem da edição 991, do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 21 de outubro de 2012.


ONU pressiona presidente Dilma Rousseff a criminalizar a homofobia no Brasil


O Grupo Temático Ampliado sobre HIV/AIDS no Brasil (GT/UNAIDS), em conjunto com parceiros nacionais e internacionais, encaminhou uma carta para a presidente Dilma Rousseff pedindo prioridade para o enfrentamento da violência e da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
A carta é assinada pelos membros do GT/UNAIDS – formado por ACNUR, OIT, ONU Mulheres, OPAS/OMS, PNUD, UNAIDS, UNESCO, UNFPA, UNICEF, UNODC, além do Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+ Brasil).
Eles alertam para a desproporção com que a epidemia de AIDS no Brasil afeta a população de homens que fazem sexo com homens. No documento, o GT/UNAIDS afirma que a prevalência do HIV nesse grupo é superior a 10% comparativamente àquela observada na população geral – 0,6%.
O texto, assinado por quase 30 instituições e profissionais, também foi encaminhado a outras autoridades do Governo brasileiro e faz recomendações aos Poderes Legislativo e Judiciário.
Ao Congresso Nacional é pedido maior agilidade no tramite do Projeto de Lei n.122/2006, que altera a lei que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor e dá nova redação ao Código Penal e ao artigo 5° da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Nesta quinta-feira (18), o Projeto completa um mês à espera da definição de um relator.
As agências também apontam para a necessidade de o Poder Executivo garantir o fomento a linhas de pesquisa sobre a população LGBT no Brasil, para orientar a implantação de políticas públicas adequadas. E para o Poder Judiciário o GT/UNAIDS faz um apelo para que sejam ampliados os esforços de investigação e punição dos crimes de caráter homofóbico.

Há 60 mil casais homoafetivos vivendo juntos no Brasil, aponta Censo 2010


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou 60 mil casais homoafetivos vivendo juntos no país, a maioria formada por católicos (47,4%) e mulheres (53%). Os dados foram apontadas pelo Censo 2010, divulgado nesta quarta-feira (17).
O número de casais corresponde ao total de domicílios onde os próprios moradores declararam viver uma união consensual desse tipo e equivale a 0,1% do total de moradias do país.
A maioria das uniões homossexuais (99,6%) não é formalizada e está concentradas nos estados do Sudeste (52%), seguida pelos do Nordeste (20%), do Sul (13%), do Centro-Oeste (8,4%) e do Norte (6%).
Do total de entrevistados morando com parceiro do mesmo sexo, 26% têm ensino superior, 47,4% é católica e 25,8% declararam não ter religião. Entre os casais heterossexuais que vivem em união consensual, a maioria não tem religião. A maioria dos casais heterossexuais que optam pelo casamento religioso se declara católica ou evangélica.
As cidades com mais casais homossexuais no Brasil são, em números absolutos, São Paulo (7.532), Rio de Janeiro (5.612), Salvador (1.595) e Fortaleza (1.559). O Sudeste é a primeira região com mais lares homoafetivos seguido do Nordeste.
"O município de Águas de São Pedro (SP) tem a maior proporção de domicílios com casais gays, de 0,18%. Em seguida, vem outro município Paulista, São João de Iracema (0,17%) e Tiradentes (MG), com 0,14%. Entre as capitais, Florianópolis tem a maior proporção de domicílios com casais do mesmo sexo: 0,11%, seguida de Porto Alegre, com 0,10%. Dentre esses casais homossexuais, 53,8% são constituídos por duas mulheres e 46,2% por dois homens".

Quase metade dos casais homossexuais brasileiros se autodeclaram católicos


Na contramão da grande incidência de gays católicos, houve registro de 20,4% de casais homossexuais que declararam não ter religião. A amostra "Nupcialidade, Fecundidade e Migração" mostra ainda que 53,8% dos casais homossexuais são formados por mulheres, e 46,2% por homens.
O órgão abriu pela primeira vez a possibilidade de registro de cônjuge ou companheiro de mesmo sexo que o responsável pelo domicílio. Foram identificados cerca de 58 mil residências ocupadas por casais homossexuais, o que representa aproximadamente 0,1% do total de unidades domésticas.
O estado civil preponderante entre os casais homossexuais foi o de solteiros (82%), seguido de casados (13%). Já a natureza da união foi a união consensual para 99,6% dos casais homossexuais. Mais da metade dessas uniões se encontrava no Sudeste.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também investigou o perfil educacional em relação a uniões entre pessoas do mesmo sexo. De acordo com o levantamento, 25,8% declararam possuir superior completo.

sábado, 13 de outubro de 2012

Edição 990

Abaixo a imagem da edição 990, do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 14 de outubro de 2012.


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Gay, negro e nascido em favela é o vereador mais votado de Florianópolis


Encerrada a apuração, Tiago Silva (PDT) de 29 anos, já é o vereador mais votado da história da Câmara de Florianópolis. Ele contou com 6.860 votos.

O candidato ficou conhecido como organizador da Parada do Orgulho LGBT da cidade. Um dos fatos que gerou maior repercussão na campanha foi a troca de um selinho com a candidata Angela Albino (PC do B, de um campo oposto), no alto de um carro de som.

É a segunda tentativa dele de chegar à Câmara. Filho de uma empregada doméstica, nascido no morro do Mocotó (a principal favela da capital), ele estava exultante: "A esperança venceu o medo", disse, em entrevista no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

"Eu não esperava ser o mais votado nem nos meus melhores sonhos. O melhor de tudo foi bater as famílias tradicionais que sempre venceram na política florianopolitana".

Festival de cultura LGBT Boys & Girls abre inscrições


O Festival Boys & Girls, voltado paras as artes LGBT, está em busca de DJs, bandas, artistas plásticos e performáticos para a feira cultural, que ocorre entre os dias 2 e 4 de novembro, em São Paulo.

A programação será definida por meio das inscrições de artistas de diversas áreas culturais. Os interessados em efetivar sua inscrição, devem preencher o formulário de inscrição disponibilizado no site www.boysandgirls.com.br até o dia 20 de outubro.

O evento será realizado na sede da Associação Cultural Dynamite com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - ProAC Programa de Ação Cultural 2012. A entrada para as atividades do Festival Boys & Girls será 1kg de alimento não perecível (exceto sal), que será doado para a Casa de Apoio Brenda Lee, que presta suporte a portadores do vírus HIV.

sábado, 6 de outubro de 2012

Edição 989

Abaixo a imagem da edição 989, do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 7 de outubro de 2012.