terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Parabéns ADRIANO ROSA! 40 anos!

Quem foi que disse que
a vida começa aos 40???

O colunista ADRIANO ROSA, editor-responsável pela coluna impressa no Jornal do Sudoeste & Blog CULTURA POP GLS, comemora hoje, 31 de janeiro, 40 ANOS de idade!

Parabéns, querido!
Que suas lutas sejam repletas de vitórias!

CLIQUE NA FOTO para ler um relato dele sobre esta data especial.


sábado, 28 de janeiro de 2012

Edição 953

Abaixo a imagem da edição n.º 953 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 29 de janeiro de 2012.



Belo Horizonte recebe evento sobre transexualidade


Belo Horizonte vai comemorar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, com um evento no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na próxima segunda-feira, 30 de janeiro, a partir das 18h. A programação conta com mesas-redondas sobre o tema, além de exibição de filmes e exposição de fotos.

O evento é promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG (NUH/UFMG), pelo Núcleo Trans do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos – Trans) e parceiros como a Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania LGBT e a Coordenação Municipal de DST-Aids.

Mais informações pelo telefone (31) 3409-6287.

Metrô de SP lança campanha contra preconceito a LGBTs


O Metrô de São Paulo, em parceria com a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (Cads), lançou a campanha “Olhe e Veja Além do Preconceito. Respeite as diferenças”. O objetivo é promover o respeito e diminuir a discriminação contra gays, lésbicas e transgêneros.

Neste primeiro momento, o órgão afixou cartazes da campanha em todas as 58 estações das linhas 1, 2, 3 e 5 do Metrô de São Paulo, alcançando os milhares de passageiros que são transportados diariamente. A primeira etapa tem como foco o respeito ao nome social das travestis e a divulgação da lei 10.948/01, que pune a discriminação homofóbica no Estado de São Paulo.

Polícia da Bahia vai incluir orientação sexual em BOs

Motivada por Grupo Gay da Bahia, polícia decide incluir orientação sexual em boletins de ocorrência

De acordo com o colunista Biaggio Talento, do Jornal A Tarde, de Salvador, a polícia da Bahia vai passar a incluir nos boletins de ocorrência a orientação sexual das vítimas. A decisão é uma reivindicação do Grupo Gay da Bahia e deve ampliar o monitoramento de crimes motivados por homofobia no Estado.

Para a polícia do Estado, dos casos citados pelo GGB, a maioria tem como motivação o envolvimento com drogas. “A maioria também já foi elucidada”, conta a polícia. Ainda assim, a decisão deve agilizar os trabalhos já que as autoridades alegam que a “informação de que a vítima era homossexual é desconhecida na delegacia” ou “a família disse que desconhece a informação de que a vítima era homossexual”.

Um dos representantes do movimento gay no Estado, o professor Luiz Mott afirma que “a declaração de que os ‘HOMOCÍDIOS’ tem como causa não homofobia, mas drogas, não resiste à crítica, pois é a homofobia cultural que empurra tantos LGBTs para as margens sociais, inclusive a prostituição nas pistas. TODOS os seis crimes registrados na Bahia em janeiro2011 (na verdade são sete, um só agora confirmado), as vítimas eram reconhecidamente homossexuais”.

Campanha pede que Dilma apóie publicamente os LGBT

Em campanha na internet, militantes cobram de Dilma aprovação do PLC


O Grupo Gay Atitude, de Itaboraí, Rio de Janeiro, está promovendo nas redes sociais uma campanha pedindo que a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, manifeste, pubicamente, seu apoio à população LGBT brasileira. A entidade lançou uma arte para ser compartilhada na internet pedindo a aprovação do PLC 122/06, que criminaliza a homofobia.

Segundo o Atitude, Dilma conseguiria fazer o projeto ser aprovado no Senado porque tem o apoio de pelo menos 70% dos senadores e senadoras. “Nós LGBT precisamos exigir da presidente Dilma um posicionamento favorável. Aí teremos a lei aprovada”, informa a campanha.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Edição 952

Abaixo a imagem da edição n.º 952 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 22 de janeiro de 2012.



sábado, 21 de janeiro de 2012

Livro resgata 5 anos de história da imprensa gay no Brasil


A imprensa gay no Brasil ganhou um livro que a resume de forma satisfatória e com uma linguagem que vai além dos termos usados no meio jornalístico. Na obra de título autoexplicativo “Imprensa Gay no Brasil” (PubliFolha), a jornalista e pesquisadora Flávia Peret resgata meio século de história desse segmento do Jornalismo de forma cronológica e bem organizada, levantando os fatos que realmente importaram para essa construção ao longo de 50 anos.

São 136 páginas que misturam reportagem e ensaio para falar das publicações que surgiram para informar os LGBT do Brasil, mas que, além disso, ajudaram a construir a identidade do homossexual brasileiro e principalmente uma maior tolerância à diversidade sexual, incontestavelmente maior nos dias atuais do que nos anos 60, quando começaram a circular as primeiras folhas do que hoje se chama de imprensa gay.

Com datilografia e mimeógrafo, jornalistas, militantes e simpatizantes começaram a usar uma linguagem própria para definir os periódicos, que não tinham uma larga e fácil distribuição como hoje, além de bater de frente com a ditadura militar, e exigiam as mais eficientes manobras para chegar aos homossexuais brasileiros. Flávia observa no primeiro capítulo que “mesmo sob forte controle da ditadura, alguns jornais conseguiram criar pequenas ilhas de resistência – barricadas de tinta e papel – à censura”.

A pesquisadora elenca ainda o jornal “Lampião da Esquina” como um dos mais importantes já existentes na história da imprensa feita por e para os gays. Em entrevista à autora, um dos editores da publicação, João Silvério Trevisan, relembra o surgimento do “Lampião”: “Nesse dia nasceu a proposta de criar um jornal feito por e para homossexuais e que tivesse um ponto de vista bem marcado sobre a questão dos direitos gays”.

Ao percorrer o caminho de informação e construção da imprensa colorida no Brasil, Flávia resume também um pouco da história de mobilização do movimento homossexual brasileiro, sem deixar de relembrar as publicações de forte cunho militante, algumas feitas pelos próprios grupos de defesa dos direitos LGBT, e mostra a importância que a comunicação teve, tem e ainda terá para que as pessoas não-heterossexuais possam se expressar, se informar e se inserir na sociedade sem causar reações violentas e preconceituosas.

A revista Junior e o portal MixBrasil não deixam de ter sua importância nessa história reconhecida e aparecem no livro como importantes indicadores atuais do tamanho da demanda por informação que o homossexual brasileiro tem. Flávia lembra que “quando o assunto é mídia gay na internet, o Brasil é pioneiro em uma série de iniciativas, como a criação, em 1993, do MixBrasil, o primeiro portal gay da América Latina”.

“Imprensa Gay no Brasil” resgata a história para analisar o momento atual por qual passam os meios de comunicação que produzem conteúdo LGBT. E aponta para um futuro cada vez mais conectado. “Além dos sites, existem milhares de blogs nos quais as pessoas podem se expressar e trocar informações, constituindo importante espaço de discussão, experiência e, principalmente, afirmação de identidade sexual.”

SERVIÇO: "Imprensa Gay no Brasil" - Flávia Péret. Editora: Publifolha, 136 páginas. Preço R$ 15,90.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Edição 951

Abaixo a imagem da edição n.º 951 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 15 de janeiro de 2012.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Edição 950

Abaixo a imagem da edição n.º 950 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 8 de janeiro de 2012.



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ABGLT lança mais uma edição de seu jornal gratuito


A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) acaba de lançar a mais nova edição de seu jornal, publicação online onde faz um apanhado de suas ações, além de discutir temas urgentes à diversidade sexual e fomentar o debate em torno dos direitos civis LGBT.

O conteúdo é totalmente gratuito e pode ser acessado CLICANDO AQUI.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Edição 949

Abaixo a imagem da edição n.º 949 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 1º de janeiro de 2012.