sábado, 27 de agosto de 2011

Insensato Colocon - capítulo 21



novela de NOXYEMA JACKSON

CAPÍTULO 21

> > > ÚLTIMOS CAPÍTULOS < < <

Diante da cena, o bofe hesita em se aproximar dos corpos caídos. O barulho do tiro despertou a curiosidade dos presentes, que logo se aglomeram na porta do “xis”, alguns não acreditando no que veem. Afobada, Grazy chega ao local e dá um grito ao ver Gonzaga todo ensanguentado e sem vida. A mesma reação tem Adrianny ao ver a amiga estirada ao chão e com uma arma na mão.
- Pai de Asgarde! O que se sucedeu aqui? – indaga a mona, ao lado de Carlos. Os dois procuram por Tyler, mas nem sinal do bofe. Adrianny também tenta ver Eduardo, mas o rapaz escafedera. Logo os seguranças chegam e começam a cercar o local. Um assassinato ocorrera. A ordem dada por Grazy era para não deixar ninguém sair.
- Mas era só o que faltava? Ser testemunha de um crime? Quem é esta louca que matou o cara? – pergunta Fabinho San Mon Netty, nervosíssimo por estar detido no sítio.
- Ah, pelo o que eu andei assuntando, parece que era dívida que ela tinha com ele e os dois estavam lá para acertar as contas... Deu no que deu! – responde Marisa.
- Hum, bem feito pro Eduardo. Olha com quem ele foi se meter. – diz Priscila, rindo. – além de me trocar por um traveco, o tal é assassino. Essa foi a melhor do dia.
- É... Você está aí toda feliz e se esquece de que seremos chamados para depor!
- Tá com medo do quê, Lucas? Você fez alguma coisa? Foi você que matou o cara? Relaxa bil! “Quem não deve, não teme”! Tomara que a polícia chegue logo e libere a gente!
Marisa só escutava Priscila falar, enquanto tentava disfarçar o seu nervosismo. Danilo percebe o estado da amiga e a chama num canto, indagando porque ela estava assim.
- Por que eu tenho certeza de que não foi essa Verusca que fez isso. Foi o Eduardo.
- O Dú? Mas por que você afirma isso, Marisa?
- É uma longa história, Danilo, mas eu vou resumir. Uma vez, quando eu e o Dú ainda estávamos juntos, ele recebeu uma ligação dessa Grazy. Foi um papo bastante sinistro e nervoso entre os dois. Passou! Há algumas semanas atrás, o Dú me procurou e me contou do envolvimento dele com essa Grazy e sobre o plano dela em eliminar este Gonzaga. Parece que ela estava chantageando o Dú por causa desse lance de “colocon”... Você sabe, né... Naquela rave que a gente se conheceu, o Eduardo estava prá lá de Bagdá, colocadíssimo... Mas, como eu não gosto de rolos, não quis me envolver e apenas dei uns conselhos para o Dú. Cheguei a comentar com a Priscila e foi por isso que aceitamos vir aqui hoje. Queríamos falar com o Dú e impedi-lo de fazer uma besteira, mas acho que não deu tempo...
- Aff, que sinistro... Mas a arma está nas mãos da tal Verusca, e nem sinal do Dú...
- Então... Isto que me preocupa... Nem sinal do Eduardo! – diz Marisa, preocupada.

Dentro do sítio, Eduardo estava sendo consolado por Pérola e Kelly. As lésbicas haviam procurado por ele para se despedirem e foram encontra-lo em um dos cômodos da casa, instantes depois das luzes terem se apagado e elas terem ouvido o barulho do tiro. O rapaz estava completamente atordoado, não falava coisa com coisa, só dizia: “deu tudo errado!”.
Não demorou meia-hora para o sítio estar cercado de polícias. A ambulância dos Bombeiros também chegara. O corpo de Gonzaga foi examinado. A bala foi fatal! Grazy estava aos prantos. Com as técnicas, Verusca foi sendo reanimada. Adrianny, Carlos e Eloy observavam. Quando a mona voltou a si, um filme passou rapidamente pela sua cabeça. A discussão com Gonzaga, o apagar das luzes, a terceira pessoa no local, o tiro e uma coronhada que recebera na cabeça, deixando-a desacordada. Percebeu que tinha caído numa cilada e, para não pagar por um crime que não cometera, Verusca respira fundo e diz aos policiais:
- Não me prenda, pois eu sei quem matou o Gonzaga e esta pessoa está aqui no sítio!

Continua na próxima postagem.
Esta é uma história de ficção.
Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou fatos, terá sido mera coincidência.

Edição 932

Abaixo a imagem da edição n.º 932 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 28 de agosto de 2011.



Parada do Orgulho LGBT em Divinópolis


domingo, 21 de agosto de 2011

Parada do Orgulho LGBTTTs de Alfenas/MG


Vejam as FOTOS da 7ª Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual, concurso Miss Gay, Troféu MGA de Cidadania e da 8ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros de Alfenas, realizada no domingo, 21 de agosto/2011, acessando nossos álbuns no Orkut e Facebook.

Edição 931

Abaixo a imagem da edição n.º 931 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 21 de agosto de 2011.

sábado, 20 de agosto de 2011

Cultura Pop GLS / Adriano Rosa são homenageados em Alfenas

Pelo 7º ano seguido, o Movimento Gay de Alfenas e Região Sul de Minas (MGA) presta homenagem a pessoas físicas e jurídicas, parceiras do trabalho realizado pela ONG na prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids), também no combate à homofobia e discriminação para com as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros.

O "Troféu MGA de Cidadania", todo ano confeccionado com muito carinho e perfeição por Leila Rosa, é uma forma de reconhecimento por estas atitudes e um incentivo para quem o recebe para continuar na luta por mais Direitos e Liberdade de Expressão aos LGBTs.

E pela sétima vez seguida, o CULTURA POP GLS / jornalista Adriano Rosa são agraciados com o Troféu MGA de Cidadania, pelo trabalho realizado na coluna publicada há 18 anos no Jornal do Sudoeste. A entrega aconteceu na sexta-feira, 19 de agosto, no Espaço Mediterrâneo, em Alfenas. Veja foto:






sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Preta Gil em Alfenas

A cantora PRETA GIL traz a turnê de seu show "Noite Preta" neste sábado, 20 de agosto, a partir das 23 horas, no Espaço Z Hall em Alfenas, na festa que antecede a 8ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Transexuais, dentro da programação da 7ª Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual, que começou no domingo, dia 14, promovida pelo MGA - Movimento Gay de Alfenas e Região Sul de Minas.

Ingressos = Pista R$ 20,00. Camarote com direito à bebidas e comida japonesa = R$ 60,00. Informações: (35) 3291-6253.

“A Noite Preta retrata a minha personalidade musical, meu ecletismo, meu gosto e meu respeito pela Música Popular Brasileira, que pra mim, abrange desde Caetano Veloso e Gilberto Gil até Gaviões do Forró e Psirico, passando por Perlla e Kelly Key", explica a cantora.

O DVD

O show Noite Preta ganhou seu registro em DVD no ano passado e terá seu lançamento: "Esse DVD é um registro da minha caminhada como cantora, e da história da Noite Preta, uma história que me orgulha muito. Começamos bem pequenos, fazendo shows semanais num lugar que cabiam poucas pessoas, e hoje conquistamos o Brasil inteiro,” ressalta Preta Gil.

Produzido por Liga Entretenimento e gravado no dia 20 de outubro de 2009 na boite The Week, no Rio de Janeiro, Noite Preta tem concepção geral de Preta Gil, direção geral de Marcello Azevedo, direção de DVD de Gabriela Figueiredo, Gabriela Gastal e Dora Jobim, e produção musical de Fabio Lessa. A cantora Ana Garolina é a convidada na música “Sinais de Fogo”, e o pai e o filho de Preta, Gilberto Gil e Francisco Gil, participam da música “Drão”.
O repertório do DVD segue a linha do ecletismo musical de Preta Gil. Nas 17 faixas, ela lança duas músicas inéditas “Stereo” e “Meu Valor” e desfila desde sucessos de sua carreira como “Sinais de Fogo”, “Andaraí”, “Muito Perigoso”, até sucessos imortalizados por Kelly Key (“Baba Baby”), Perlla (“Tremendo Vacilão”), Seu Jorge (“São Gonça”), Aviões do Forró (“Chupa que é de Uva”), Maria Bethânia (Cheiro de Amor), Psirico (“Toda Boa”), Lulu Santos (“Tempos Modernos”), Paralamas (“Lourinha Bombril”) e Xuxa (“Doce Mel”), entre muitas outras que fazem parte do imenso e divertido repertório da cantora.

PRETA GIL

Preta Gil nasceu no Rio de Janeiro, no dia 08 de agosto de 1974 batizada Preta Maria Gadelha Gil Moreira, filha de Gilberto Gil e afilhada da cantora Gal Costa. Com um ano de idade mudou-se para Salvador, indo morar depois alguns meses em Los Angeles, quando seu pai gravou um disco com Sergio Mendes.

Sempre interessada por música, lançou seu primeiro disco, intitulado Prêt-à Porter em 2003. As fotos da capa e do encarte, mostrando Preta nua, causaram polêmica na época. O segundo álbum, intitulado Preta, foi lançado em setembro de 2005.

Com apenas nove anos de carreira, Preta Gil vem atuando em diversas áreas, além da musical: recentemente fez seu primeiro longa-metragem com uma participação super especial no filme Bili Pig, ano passado apresentou o Programa de entrevistas no canal de TV a cabo GNT, “Vai e Vem”, e apresenta ainda o programa de rádio “Noite Preta FM”, na rádio MPB FM. Fez duas novelas – “Agora é que são Elas”, na TV Globo e “Mutantes”, na TV Record, atuou no teatro com o musical “Um Homem Chamado Lee”, baseado nas composições da cantora Rita Lee, teve um programa na TV Bandeirantes chamado “Caixa Preta”, foi rainha da bateria da Mangueira em 2007, e nomeada madrinha da Lavagem da Madeleine em Paris, em 2008.

No carnaval de 2011, Preta Gil comandou pelo segundo ano consecutivo, o Bloco da Preta, na Praia de Ipanema, no Rio. Foram cerca de 400 mil foliões que acompanharam a cantora num dos momentos mais emocionantes de sua carreira. O projeto do bloco tem dado tão certo que Preta continua fazendo shows com o Bloco da Preta, mesmo após o Carnaval e se prepara pra em breve levá-lo para shows em todo Brasil.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Luiz Mott em Alfenas


A 7ª Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual em Alfenas começou domingo, dia 14 e termina no próximo, dia 21, com a realização da 8ª Parada do Orgulho LGBTTTs. Um dos pontos altos da programação é a presença de LUIZ MOTT, decano do Movimento Homossexual Brasileiro e fundador do Grupo Gay da Bahia. Mott, estará em Alfenas no sábado, dia 20 de agosto, para um bate-papo com a militância LGBT. Momento ímpar e imperdível! O CULTURA POP GLS estará lá para prestigiar e registrar este encontro, promovido pelo MGA - Movimento Gay de Alfenas e Região Sul de Minas.

PROGRAMAÇÃO em andamento da Semana:

Quinta, dia 18
* 17h, Feira da Diversidade, no Centro Vivencial da Terceira Idade.

Sexta, dia 19
* 17h, Feira da Diversidade, no Centro Vivencial da Terceira Idade
* 23h, 6º concurso Miss Sul de Minas Gay e Coquetel de entrega do 7º Troféu MGA de Cidadania. Neste evento, o CULTURA POP GLS / jornalista Adriano Rosa também serão agraciados com esta homenagem, pela sétima vez seguida.

Sábado, dia 20
* 13h, 2º Seminário “Inclusão Social e Ações de Advocay para pessoas que vivem com HIV/Aids”, na Secretaria Regional de Saúde
* 19h, bate-papo com a militância LGBT, com a presença do professor, antropólogo e decano do Movimento Homossexual Brasileiro, LUIZ MOTT (Grupo Gay da Bahia), na Câmara Municipal de Alfenas
* 23h, festa pré-parada com Preta Gil, show “Noite Preta”, no Espaço Z Hall.

Domingo, dia 21
* 14h, 8ª Parada do Orgulho LGBT do Sul de Minas, saindo da praça Getúlio Vargas. Tema: “Nossa Família não é Diferente da Sua”
* 18h, festa “Chacoalhando os Esqueletos da Parada”, no Espaço Z Hall.


sábado, 13 de agosto de 2011

PARABÉNS para NÓS !!!


14 de agosto de 1993 - 14 de agosto de 2011

FICAMOS "maior de idade"

São 18 anos de VIDA do "Cultura Pop" (agora "GLS") publicado toda semana nas páginas do Jornal do Sudoeste.

Este modesto trabalho será PREMIADO pela 7ª vez seguida na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, em Alfenas/MG, quando o jornalista Adriano Rosa irá receber o
TROFÉU MGA de Cidadania, homenagem do
(veja matéria em nossa edição 930 postada aqui no Blog).

OBRIGADO MGA !!! A LUTA CONTINUA !!!

OBRIGADO A VOCÊ que acompanha nosso TRABALHO
e nos segue aqui no BLOG, no ORKUT e FACEBOOK.

Insensato Colocon - capítulo 20


novela de NOXYEMA JACKSON

CAPÍTULO 20

> > > ÚLTIMOS CAPÍTULOS < < <

 - Demorei, mas cheguei! Tá mais calminha comigo ou quá, Verusca?
 - O que você acha, Tyler? Há horas você está aqui no sítio, andando pra lá e prá cá e só agora vem falar comigo? Cadê os meninos?
 - Estão por aí! Mas, eu vim aqui por um único motivo. O patrão quer ter dois dedinhos de prosa com você lá no “xis” e eu acho que você já sabe qual é o assunto...
 - Hum! Eu vim aqui só por isso mesmo, para acertar de uma vez por todas as minhas contas com o Gonzaga. Nem sabia dessa recepção com esse tanto de gente. Candidato a prefeito! Aff! Era só o que faltava... Mas, eu vou lá, sim! Você vem comigo, Adrianny?
 - Vou sim, amiga! Vim para te fazer companhia, não foi?
 - Não senhora, Adrianny! Pode sossegar o facho e ficar quietinha aqui. O acerto de contas é entre a Verusca e o meu patrão. Nada de testemunhas... Você não estava preocupada com o Carlos? Então... Ele pediu para te dar um recado também... Está te esperando bem ali. – e Tyler aponta o dedo para onde Carlos estava na companhia de Eloy.
 - Vai lá, amiga! Eu vou ficar bem! Mas, se eu demorar muito, você sabe o que fazer!
 As duas monas se abraçam. Adrianny vai ao encontro de Carlos e Eloy. Verusca segue com Tyler para o “xis”, o quarto escuro e fétido que a mantivera presa dias atrás. Ao longe, Eduardo observa tudo. Já Grazy murmura ao ouvido de Gonzaga e manda-o ir para o “xis”.

 Enquanto isso, Fabinho San Mon Netty pede para Lucas, Danilo, Marisa e Priscila aguardarem por ele na portaria para, depois, irem embora rumo à sua mansão. O empresário estava entediado e nervoso e, quando ficava assim, vinha a vontade de desaquendar a xuca.
 - Priscila, eu também vou ao toalete! Estou apertadíssima amiga! Não demoro, ok!
 - Hum, sei não, Marisa... Acho que isso é desculpa sua para ir atrás do Eduardo!
 - Nada a ver, Danilo! Desencana! Quer ir comigo para certificar-se dos fatos?
 - Não, amore! Eu e Lucas vamos pegar os últimos canapés, afinal, estão deliciosos!
 - E eu vou ficar aqui, sozinha? – retruca Priscila. – Ah, não! Eu vou junto!
 - Não, fofa... Fiquei aqui! Veja, a Kelly não tirou os olhos de você o tempo todo...
 - Vichi! Agora que eu vou mesmo e vamos parar de graça... Não quero encrencas!


 Perto dali, Pérola observara a atitude de Kelly que, de fato, não tirou os olhos de Priscila. Mais uma vez, sentiu um forte aperto no peito, mas preferiu ficar calada.
 - Já que o discurso acabou, vamos embora, Pérola. Eu já vi o que precisava ver aqui!
 - Que bom! Já vai dar para elaborar melhor suas aulas, meu amor?
 - Vai sim! Vamos procurar o Eduardo para nos despedirmos dele?
 - Ué, ele sumiu! Mas, vamos sim! Quem sabe ele não queira ficar lá em casa, né!
 - Claro... Mas, depois do que ele nos contou, acho que vai preferir outro lugar...

 Adrianny se aproxima de Carlos e Eloy. O bofe pede desculpas a ela pelo sumiço, prometendo que não mais terá tal atitude. Já Eloy decide ir ao encontro de Verusca, que estava no “xis” diante de Gonzaga. O quarto escuro e fétido não lhe trazia boas recordações... O “poderoso chefão” vai logo cobrando a dívida da mona para com ele. Porém, quando Verusca ia começar a falar, todas as luzes do sítio se apagam. Ouve-se uma gritaria. Gonzaga tenta sair do quarto, mas alguém trancara a porta por fora. Naquela penumbra, Verusca percebe que havia mais uma pessoa presente ao local.
 - Quem está aí? – indaga a mona. Mas, a resposta que ela obtém é o barulho de um tiro e de alguém que cai ao chão. Instantes depois, as luzes se acendem e a porta é arrombada por Eloy que vê Gonzaga morto e Verusca desmaiada com uma arma na mão.

Continua na próxima postagem.
Esta é uma história de ficção.
Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou fatos, terá sido mera coincidência.

Edição 930

Abaixo a imagem da edição n.º 930 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 14 de agosto de 2011.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Igreja católica contra o Dia do Orgulho hétero

 A CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, órgão máximo da Igreja Católica no Brasil, divulgou nota assinada pelo cardeal dom Raymundo Damasceno em que classifca a criação do Dia do Orgulho Heterossexual como "desnecessário". A Igreja poderia ficar calada sobre o assunto, ignorar e deixar arder. O gesto de se posicionar contra o Dia do Orguilho Hétero é bastante humanitário. Veja trechos da carta.

“Certas manifestações geram manifestações de oposição. Não há necessidade disso, quem tem sua identidade clara não tem necessidade de reivindicar isso [a criação do dia] (...).
“A possível sanção deste projeto banalizaria o enfrentamento da homofobia e estimularia atos de violência, como os que temos assistido nos últimos meses, sobretudo em São Paulo (...) Entendemos que a legislação aprovada pela Câmara paulistana não é compatível com os valores e objetivos fundamentais da República, como a igualdade, a dignidade da pessoa e o princípio da não-discriminação”.

Enquanto a tradicionalíssima CNBB percebe enfim que é urgente desistimular atos homofóbicos como vem acontecendo em todo o Brasil, setores das igrejas evangélicas agem exatamente a favor de se estimular ainda mais o ódio e aversão a gays. O deputado federal Eduardo Cunha, ligado à Igreja Sara Nossa Terra, quer porque quer que o Dia do Orgulho Hétero ganhe abrangência nacional. Ele apresentou um projeto de lei sobre o assunto para a Câmara dos Deputados, mas o presidente da Casa, deputado Marca Maia, o rejeitou. Eduardo Cunha não se abateu: assim que soube da aprovação do projeto do vereador paulistano Carlos Apolinário (que também é evangélico), o deputado resolveu reapresentar seu projeto e apelou para uma "consulta pública" caso o presidente da Câmara devolva seu projeto mais uma vez.

Esse tom de revanchismo e de belicosidade de alguins políticos evangélicos só dá ainda mais gás e "motivo" para homofóbicos radicais em busca de algum sentido para seu ódio. Os bispos católicos mostram para tais deputados evangélicos que é preciso se movimentar contra a homofobia, que a cada dia faz novas vítimas no Brasil todo. E não incentivá-la como vêm fazendo.

sábado, 6 de agosto de 2011

Insensato Colocon - capítulo 19


novela de NOXYEMA JACKSON

CAPÍTULO 19

> > > ÚLTIMAS SEMANAS < < <

 O anúncio de Mr. Gonzaga causou um burburinho enorme. Muitos não acreditavam no que acabaram de ouvir. Porém, ele repetiu em alto e bom som que estava lançando sua candidatura a prefeito de Paraíso nas próximas eleições e que contava com o apoio de todos.
 Ninguém ousou dizer um “A”, nem sim nem não ao pedido do “poderoso chefão”. Perplexos, apenas ouviram o discurso de Gonzaga que propunha um novo tempo para a cidade. “Está completamente louco! Será que ele pensa que o povo não sabe o que ele faz? Vai transformar esta cidade na capital do colocon”, comentavam aos buchichos Verusca e Adrianny. “Esta é a maior piada que eu já ouvi em toda a minha vida”, disse Pérola para Kelly. “Vichi, o patrão deve ter usado todas esta noite para estar doidão e soltar esta asneira”, disse Tyler para Carlos e Eloy. “Será que ele pensa que tem alguma chance?”, comentou Marisa com Priscila. “A agência Teúdo vai fazer a campanha dele?”, perguntou Fabinho San Mon Netty para Lucas e Danilo. Gonzaga não estava nem aí para os comentários e continuava a falar.
 - Se eu soubesse que o motivo da reunião era esse, não teria vindo aqui!
 - Sabe que até agora eu não entendi porque você está aqui, Eduardo! Você mora fora!
 - Pra falar a verdade, Pérola, eu vim a Paraíso por causa da Verusca. Soube que ela estava aqui e como me disseram “o que” se faz neste sítio, vim atrás dela para tirar satisfações. Chegando aqui, deparei-me com esta recepção e como me deixaram entrar...
 - Hummm, sei... Você não resiste mesmo a uma boca livre, né! – completa Kelly.
 - Exatamente... Mas a Verusca não quis falar comigo aqui. Preferiu na casa dela, sacas?
 - Ahhh, entendi... E ela? Veio fazer o quê, aqui? – indaga Pérola, curiosa.
 - Ela me disse que veio resolver um assunto pessoal... Achei estranho, mas depois eu descubro do que se trata! Vou ali pegar uns canapés. Vocês aceitam?

 Próximo dali, Marisa e Priscila observam a atitude esnobe de Eduardo. Ambas estavam apenas esperando uma deixa para cair fora da reunião. Queriam ir para a mansão de Fabinho San Mon Netty tratar de negócios. Já Lucas e Danilo já se sentiam amicíssimos do empresário. Os três também não viam a hora de Mr. Gonzaga parar de falar para darem o fora do local.
 - A gente tem que fazer a fina! – diz Fabinho. A casa está cercada de seguranças. Somente as pessoas estritamente convidadas entraram. Não tem ninguém que, entre aspas, possa representar alguma ameaça a ele. Só que, o meu voto, ele não tem. Não tô louca!
 - É, Fabinho... Você que mora aqui deve saber o que tá falando e pelo o que me disseram, colocar mais poder nas mãos de um homem desses, é acabar com a cidade e induzir os que ainda não são viciados a sete palmos abaixo da terra... – diz Marisa.
 - Eu não sei por que viemos aqui, Marisa! Perda de tempo total! – resmunga Priscila.
 - Não se faça de sonsa, Priscila! Você sabe muito bem o que viemos fazer aqui...
 - Nossa, meninas... Quanto mistério! Podemos saber qual é o segredinho das fofas?
 - Não, Danilo! É coisa nossa! E não tem nada a ver com o Eduardo, viu!
 - Será mesmo? Você acredita, Lucas? Me engana que eu gosto, tá! É bem aquele ditado: “não te quero, mas não te largo”. Aff! Vocês três se merecem!
 - Tá com ciúme, Danilo? Leva o Dú pra você! Mas saiba que há um traveco no meio, tá!
 - Ixi... Começou a homofobia da Priscila! Vamos sair logo daqui? – pede Lucas.
 - Calma, gente! O homem tá encerrando o seu discurso e aí a gente vai! – diz Fabinho.

 Ao lado de Gonzaga, Grazy acompanhara todo o pronunciamento. Assim que ele termina de falar, ela cruza os braços e chacoalha os cabelos. Era o sinal esperado por Eduardo, também direcionado para Tyler que, somente neste momento, aproxima-se de Verusca.

Continua na próxima postagem.
Esta é uma história de ficção.
Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou fatos, terá sido mera coincidência.

Edição 929

Abaixo a imagem da edição n.º 929 do CULTURA POP GLS, publicada no Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso/MG, do dia 7 de agosto de 2011.

Programação da 8ª Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual em Alfenas/MG

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vídeo fala sobre o ABSURDO de se criar o "dia do orgulho hétero"

Um heterossexual fala sobre o absurdo de um dia como esse. CLIQUE no LINK abaixo!

Participe do ABAIXO-ASSINADO virtual contra o "dia do orgulho hétero" em São Paulo

CLIQUE NO LINK ABAIXO


Pelo veto ao Dia do Orgulho Hetero!

ABGLT pede que prefeito de São Paulo VETE projeto que cria "dia do orgulho hétero"

Carta aberta da ABGLT a Gilberto Kassab, Prefeito do Município de São Paulo

para que vete o projeto de lei nº 294/2005 que instituiria o Dia Municipal do Orgulho Heterossexual no município de São Paulo


Prefeito,

O dia 2 de agosto de 2011 é uma data que vai entrar para a história da cidade de São Paulo.  Infelizmente, isso acontecerá por uma razão que envergonhará a maioria dos/das cidadãos(ãs) dessa metrópole, cosmopolita, diversa, orgulho de todas e todos as(os) brasileiros(as).

A cidade que sempre acolheu a diversidade e que realiza a maior Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) do mundo, com quase 4 milhões de pessoas, acaba de receber a notícia de que 19 de seus representantes na sessão da Câmara Municipal hoje aprovaram um projeto de lei obscurantista, que discrimina milhões de cidadãs e cidadãos.

Trata-se do projeto de lei nº 294/2005 que instituiria o Dia Municipal do Orgulho Heterossexual no município de São Paulo (o texto do projeto e da justificativa segue na íntegra no anexo), cujo Art. 3º estabelece que “O Executivo envidará esforços no sentido de divulgar a data instituída por esta lei, objetivando conscientizar e estimular a população a resguardar a moral e os bons costumes”, com base na justificativa, entre outras, de que a data seja o “símbolo da luta pelo orgulho de ser homem e o orgulho de ser mulher”. 

É preciso deixar claro que gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais não são "heterofóbicos". Nem poderiam, pois é héteros boa parte de seus amigos, de seus familiares e, muito comumente, são héteros seus próprios pais.

No entanto, existem motivos para haver o Dia do Orgulho Gay. O primeiro deles, histórico e datado, refere-se à revolução de Stonewall em 1969, ocorrida no dia 28 de junho em Nova York, quando LGBTs, então discriminados inclusive sob o peso de um Estado autodeclarado democrático, revoltaram-se e exigiram direitos iguais e respeito como cidadãos.

A ideia de "orgulho" aí se insere, e é o segundo motivo, conceitual. Historicamente - e estamos falando de um passado ainda muito recente em dezenas de países e ainda presente em outros tantos - os LGBTs foram/são tratados como cidadãos de segunda, com menos direitos, doentes e até criminosos. Não há dúvidas de que essa realidade causou efeitos à autoestima de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, sendo necessário o resgate dessa autoestima por meio da expressão "orgulho": orgulho de ser o que se é, orgulho de saber que não há nada de errado consigo, orgulho para exigir direitos iguais, orgulho de ser humano e ser um igual em direito.

O orgulho gay, portanto, é um conceito que vem a dar algo àqueles que nunca o tiveram antes: orgulho de ser o que são e de estarem integrados a uma sociedade que deve respeitá-los tanto quanto eles a respeitam. Nesse sentido, o conceito de orgulho gay, ao concedê-lo a quem não o teve, é um conceito que preza pela igualdade de todos os cidadãos, ao colocá-los no mesmo nível e propiciar o sentimento de pertencimento a um todo maior.

Ora, em que pese os heterossexuais terem direito a ter orgulho de sua própria condição, é fartamente sabido que eles não foram discriminados com base em sua heterossexualidade e, por isso, não precisaram, como os LGBTs, de uma revolta para colocarem na pauta do dia direitos a eles negados. É também sabido que os heterossexuais jamais foram constrangidos, criminalizados, presos, torturados, lobotomizados, agredidos por conta de sua heterossexualidade, de maneira a minar sua autoestima. Ao contrário: uma série de costumes, valores e comportamentos coloca a heterossexualidade acima de todas as coisas, de maneira que nunca foi necessário dar orgulho aos héteros, porque eles sempre o tiveram.

Não obstante, fosse o Dia do Orgulho Hétero restrito ao conceito de orgulho em si, seria menos polêmico. Afinal, como já dito, nada impede que heterossexuais tenham orgulho de sua condição. O problema é o argumento utilizado pelo vereador Carlos Apolinário na escritura de seu projeto: o resguardo da "moral e dos bons costumes", a ser promovido pela Prefeitura do município.

Ora, em que pese o fato de moral e bons costumes terem um quê relativo e pertencerem, em larga medida, à vida privada e não à esfera pública - a escolha de quais valores são morais ou não são por parte do poder público, da Prefeitura, é, em si mesma, arriscada -, constrange-nos ainda as mensagens transmitidas pelo argumento: a de que os LGBTs são incompatíveis com a moral e os bons costumes por conta de sua própria orientação sexual e, de outro lado, a de que o simples fato de alguém se definir como heterossexual tornar essa pessoa, automaticamente, moral e boa. Sabemos que a orientação sexual não define essas questões, havendo tanto exemplos de LGBTs e heterossexuais cidadãos de bem e altruístas, como de heterossexuais e LGBTs entre os piores criminosos.

Essa mensagem, arriscada, ocorre ainda num momento particularmente vulnerável de LGBTs em São Paulo, cidade que tem ganhado os noticiários infelizmente graças aos repetidos casos de agressões a gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, notadamente na região da Rua Augusta/Avenida Paulista. Qual será o impacto no número de agressões quando o próprio poder público, por meio do projeto de Carlos Apolinário, declara, por vias tortuosas, que a condição de LGBT torna alguém automaticamente imoral e adepto de costumes questionáveis, enquanto automaticamente torna um heterossexual signatário desses valores? Quantas pessoas LGBT mais serão agredidas diante da mensagem, dada pelo próprio poder público, que somente a heterossexualidade faz de alguém uma pessoa moral e boa cidadã?

Dito isso, pede-se ao Prefeito Gilberto Kassab que VETE o projeto de lei aprovado no dia 2 de agosto de 2011 na Câmara Municipal de São Paulo. Não para negar aos heterossexuais o seu orgulho, mas para não declarar algo que não compete ao poder público opor LGBTs e heterossexuais em termos de imorais versus morais, ideologia esta que não encontra fundamento na realidade e muito menos em nossa Constituição Federal, senão nos mais abjetos argumentos preconceituosos.

03 de agosto de 2011

Assinam as 237 organizações afiliadas da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais:

ABDS - Associação Afro-Brasileira de Desenvolvimento Social - São José dos Pinhais - PR
ABRAGAY - Associação Brasileira de Gays
Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual - ABCD'S - Santo André - SP
Ações Cidadãs em Orientação Sexual – Brasília - DF
ADEH-Nostro Mundo – Florianópolis - SC
Afinidades – GLSTAL – Maceió - AL
AGLST-RAQ - Associação de Gays, Lésbicas e Transgêneros da Região Águas Quentes - Caldas Novas - GO
AGTLA - Associação de Gays, Transgêneros e Lésbicas de Anápolis – Anápolis - GO
ALEM - Associação Lésbica de Minas - Belo Horizonte - MG
AMOLP - Rio de Janeiro - RJ
Amores- Organização Não Governamental de Apoio à Diversidade Sexual - Nova Friburgo - RJ
APOLO - Grupo Pela Livre Orientação Sexual – Belém - PA
APRENDA - Associação Paulista de Redutores de Danos - São José do Rio Preto - SP
APROSVI - Associação dos Profissionais do sexo do Vale do Itajaí - Balneário Camboriu - SC
APTA - Associação para Prevenção e Tratamento da Aids - São Paulo - SP
Articulação Brasileira de Lésbicas - ABL
Articulação e Movimento Homossexual de Recife – AMHOR – Jaboatão - PE
Articulação Nacional das Travestis e Transexuais - ANTRA
Assistência Filantrópica a Aids de Araruana – AFADA – Araruana - RJ
Associação Amazonense de GLT – Manaus - AM
Associação Arco-Iris – Joinville - SC
Associação Beco das Cores - Educação, Cultura e Cidadania LGBT (ABC-LGBT) – Salvador - BA
Associação Civil Anima - São Paulo - SP
Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo - São Paulo - SP
Associação da Parada do Orgulho LGBT de Mata de São João – GRITTE - Mata de São João - BA
Associação das Prostitutas do Ceará – Fortaleza - CE
Associação das Travestis da Paraíba – ASTRAPA - João Pessoa - PB
Associação das Travestis de Salvador – ATRÁS – Salvador - BA
Associação das Travestis do Amazonas – ATRAAM – Manaus - AM
Associação das Travestis do Espírito Santo – ASTRAES - São Mateus - ES
Associação das Travestis do Mato Grosso – ASTRAMT - Várzea Grande - MT
Associação das Travestis do Rio Grande do Norte – ASTRARN – Natal - RN
Associação das Travestis e Transexuais do Mato Grosso do Sul - Campo Grande - MS
Associação de Defesa e Proteção dos Direitos de Homossexuais - PRO HOMO – Salvador - BA
Associação de Defesa Homossexual de Sergipe – ADHONS – Aracajú - SE
Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu – AGANI – Mesquita - RJ
Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Cáceres – Cáceres - MT
Associação de Homossexuais de Complexo Benedito Bentes – AHCBB – Maceió - AL
Associação de Homossexuais do Acre - Rio Branco - AC
Associação de Incentivo à Educação e à Saúde de São Paulo – AIESSP - São Paulo- SP
Associação de Jovens GLBTs de Alagoas – ARTJOVEM – Maceió - AL
Associação de Luta  pela Vida – PR
Associação de Negros do Estado de Goiás – Goiânia - GO
Associação de Pessoas GLSBT – Ser Humano - São Paulo - SP
Associação de Populações Vulneráveis – APV - São José do Rio Preto - SP
Associação de Transexuais e Travestis de Belo Horizonte – ASSTRAV - Belo Horizonte - MG
Associação de Travestis do Ceará – ATRAC – Fortaleza - CE
Associação de Travestis do Piauí – ATRAPI – Teresina - PI
Associação Desportiva de Gays, Lésbicas, Travestis e Transgêneros de Goiás – Goiânia - GO
Associação dos Homossexuais de Campina Grande, Estado da Paraíba - AHCG/PB - Campina Grande - PB
Associação dos Moradores do Pontal – AMOP – Ilhéus - BA
Associação Gabrielense de Apoio à Homossexualidade – AGAH - São Gabriel da Palha - ES
Associação Gay de Imperatriz e Região – Imperatriz - MA
Associação GLS- Vida Ativa – Rondonópolis - MT
Associação Goiana de Gays, Lésbicas e Transgêneros – AGLT – Goiânia - GO
Associação Grupo Ipê Amarelo pela Livre Orientação Sexual – GIAMA – Palmas - TO
Associação Homossexual do Estado do Amazonas – Manaus - AM
Associação Ipê Rosa –Goiânia - GO
Associação Irmãos da Solidariedade – Campos - RJ
Associação Jataiense de Direitos Humanos - Nova Mente – Jataí - GO
Associação Orquídeas GLBT – Manaus - AM
Associação Paranaense da Parada da Diversidade – APPAD – Curitiba - PR
Associação Rio-Pretense de Travestis, Transexuais e Simpatizantes - ARTT'S - São José do Rio Preto - SP
Associação Roraimense Pela Diverrsidade Sexual - Boa Vista - RR
Associação Vida Esperança - São Vicente - SP
Associação Viver – Itaperuna - RJ
ASTRA – Direitos Humanos e Cidadania GLTB – Aracajú - SE
ASTRAL-GO – Goiânia - GO
ATOBÁ- Movimento de Afirmação Homossexual - Rio de Janeiro - RJ
Atos de Cidadania - São Lourenço da Mata - PE
Campanha Nacional pelo Fim da Exploração, violência e turismo sexual contra crianças – Brasília - DF
CASVI - Centro de Apoio e  Solidariedade à Vida – Piracicaba - SP
Centro Anti-aids de Feira de Santana - Feira de Santana - BA
Centro Baiano Anti-Aids – Salvador - BA
Centro de Cidadania Sexual do GAPA-BA – Salvador - BA
Centro de Convivência Joanna d'Arc – Guarujá - SP
Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual – CELLOS - Belo Horizonte - MG
Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Contagem- CELLOS – Contagem - MG
Centro de Protagonismo Juvenil - Campo Grande - MS
Centro de Valorização da Mulher – Goiânia - GO
CEPAC - Centro Paranaense da Cidadania – Curitiba - PR
CFL - Coletivo de Feministas Lésbicas - São Paulo - SP
CHARLATHS - Rio de Janeiro - RJ
Cidadania Gay - Sao Gonçalo - RJ
Cidadania, Orgulho e Respeito – COR – Belém - PA
Comunidade Asha – Goiânia - GO
CORSA - Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade, Amor - São Paulo - SP
Dom da Terra – Curitiba - PR
E-Jovem
ELOS - Grupo de Lésbicas, Gays, Travestis e Trans. do Dist. Federal e Entorno – Sobradinho - DF
Eros – Grupo de Apoio e Luta pela Livre Orientação Sexual do Sul da Bahia – Ilhéus - BA
Estruturação – Grupo d Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Trans de Brasília - DF
FAPA- Frente de Apoio e Prevenção da Aids - Caxias do Sul - RS
Filhos do Axé – Maceió - AL
Fórum de Transexuais do Goiás – Goiânia - GO
Fund e Assoc de Ação Social e DH GLBT de Canavieiras e Região – Canavieiras - BA
GAAC- Grupo Anti-aids de Camaçari – Camaçari - BA
GADA - Grupo de Amparo ao Doente de Aids - São José do Rio Preto - SP
GAIVP – Grupo de Apoio e Incentivo à Vida Positiva - Campo Limpo Paulista - SP
GALDIUM - Grupo de Apoio Luta e Defesa dos Interesses das Minorias – Itaúna - MG
GAPA SJC –  Grupo de Apoio à prevenção à Aids- São José dos Campos - SP
GAPA-PA - Grupo de Apoio à prevenção à Aids do Pará – Belém - PA
GAPDST - Grupo de Apoio e Prevenção – Imperatriz - MA
GASA- Grupo Ap. Sol. Paciente com AIDS – Catanduva - SP
GATA - Associação de Transgêneros da Amurel Tubarão - SC
GAYRO - Grupo Arco-Íris de Rondônia – Cacoal - RO
Gayrreiros do Vale do Paraíba – GVP – Itabaiana - PB
GCC- Grupo de Convivência Cristã - Rio de Janeiro - RJ
GDN - Grupo Diversidade Niterói – Niterói - RJ
GGR - Grupo Gay de Rondônia - Porto Velho - RO
GOLD - Grupo Ogulho Liberdade e Dignidade – Colatina - ES
GOS - Grupo de Orientação ao Soropositivo HIV+ - Goiânia - GO
GPH - Associação Brasileira de Pais e Mães de Homossexuais
GRADELOS - Grupo Afro-descendente de Livre Orientação Sexual – Cuiabá - MT
Grupo 28 de Junho- pela Cidadania Homossexual - Nova Iguaçu - RJ
Grupo Água Viva de Prevenção à Aids - Rio de Janeiro - RJ
Grupo Amor e Vida – Ceres - GO
Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual - Rio de Janeiro - RJ
Grupo Assistencial Experiência e Vida Ivandro Reis de Matos – GAE-Vida - Três Lagoas - MS
Grupo Atividade EN'atividade – GAEN – Natividade - RJ
Grupo Beija-flor Organização em Defesa da Livre Orientação e Expressão Sexual – Vilhena - RO
Grupo Cabo Free de Conscientização Homossexual - Cabo Frio - RJ
Grupo de Afirmação Homossexual Potiguar – GAHP – Natal - RN
Grupo de Amor e Prevenção pela Vida - GAP - Pela Vida – Maracanaú - CE
Grupo de Amparo ao Doente de Aids – GADA - São José do Rio Preto - SP
Grupo de Amparo ao Doente de Aids – GADA - São José do Rio Preto - SP
Grupo de Apoio Amor à Vida - São Bernardo do Campo - SP
Grupo de Gays, Lésbicas da Cidade de Delmiro Gouveia – GLAD - Delmiro Gouveia - AL
Grupo de Mulheres Felipa de Sousa - Rio de Janeiro - RJ
Grupo de Resistência Asa Branca – GRAB – Fortaleza - CE
Grupo de Resistência Flor de Mandacaru – Caucaia - CE
Grupo Dignidade – Curitiba - PR
Grupo Eles por Eles – Goiânia - GO
Grupo Enfrentar – Viçosa - AL
Grupo Esperança – Alegrete - RS
Grupo Esperança - Campos dos Goytacazes - RJ
Grupo Esperança – Curitiba - PR
Grupo Expressão - São Luis - MA
Grupo Expressões - direitos humanos, cultura e cidadania – Cascavel - PR
Grupo Fênix - Movimento em Defesa da Cidadania LGBT de Pojuca - BA
Grupo Flor de Bacaba – Bacabal - MA
Grupo Gay da Bahia – Salvador - BA
Grupo Gay de Alagoas – Maceió - AL
Grupo Gay de Camaçari – Camaçari - BA
Grupo Gay de Dias D'Ávila - BA
Grupo Gay de Guarujá – Guarujá - SP
Grupo Gay de Lauro de Freitas - Lauro de Freitas - BA
Grupo Gay de Pernambuco – Recife - PE
Grupo Gayvota - São Luis - MA
Grupo Ghata -  Grupo das Homossexuais Thildes do Amapá – Macapá - AP
Grupo Habeas Corpus Potiguar – Natal - RN
Grupo Homossexual da Periferia – Salvador - BA
Grupo Homossexual do Cabo - Cabo Santo Agostinho - PE
Grupo Homossexual do Pará – Belém - PA
Grupo Humanus – Itabuna - BA
Grupo Iguais - Campo Grande - MS
Grupo Iguais - Conscientização Contra o Preconceito - Cabo Frio - RJ
Grupo Igualdade de Guaíba – Guaíba - RS
Grupo Igualdade de Tramandaí – Tramandaí - RS
Grupo Lema - São Luis - MA
Grupo Lésbico de Goiás – Goiânia - GO
Grupo Liberdade, Igualdade e Cidadania Homossexual – GLICH - Feira de Santana - BA
Grupo Licoria Ilione – Salvador - BA
Grupo Livre-Mente – Cuiabá - MT
Grupo Oxumaré- Direitos Humanos Negritude e Homossexualidade – Goiânia - GO
Grupo Palavra de Mulher Lésbica – Salvador - BA
Grupo Passo Livre - Paço do Lumiar - MA
Grupo Pela Vidda Niterói – Niterói - RJ
Grupo Pela Vidda/ RJ - Rio de Janeiro - RJ
Grupo Pluralidade e Diversidade - Duque de Caxias - RJ
Grupo Prisma - São Paulo - SP
Grupo Renascer - Ponta Grossa - PR
Grupo Rosa Vermelha - Ribeirão Preto - SP
Grupo Semente da Vida – Colombo - PR
Grupo Sete Cores – Niterói - RJ
Grupo Solidário Lilás - São José de Ribamar - MA
Grupo Triângulo Rosa - Belford Roxo - RJ
Grupo União pela Vida – Umuarama - PR
Grupo Unificado de Apoio à Diversidade Sexual de Parnaíba – O GUARÁ – Parnaíba - PI
GRUVCAP- Grupo de Voluntário de Cajueiro da Praia - Cajueiro da Praia - PI
Identidade - Grupo de Luta pela Diversidade Sexual – Campinas - SP
Igualdade - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS
Inpar 28 de Junho- Instituto Paranaense 28 de Junho – Curitiba - PR
Instituto Arco-Íris – Florianópolis - SC
Instituto Arco-Íris de Direitos Humanos e Combate à Homofobia - Rio de Janeiro - RJ
Instituto Edson Néris - São Paulo - SP
Instituto Horizontes da Paz - Belo Horizonte - MG
Lésbicas e Gays do Litoral – LEGAL – Santos - SP
Lésbicas Organizadas da Baixada Santista – LOBAS – Guarujá - SP
Libertos Comunicação - Belo Horizonte - MG
LIBLES - Associação de Direitos Humanos e Sexualidade Liberdade Lésbica – Cuiabá - MT
MGD - Movimento Gay de Divinópolis – Divinópolis - MG
MGG - Movimento Gay dos Gerais - Montes Claros - MG
MGLTM - Movimento de Gays, Lésbicas e Transgêneros de Manacapuru  - AM
MGM - Movimento Gay de Minas - Juiz de Fora - MG
MGS - Movimento Gay e Simpatizantes do Vale do Aço – Ipatinga - MG
Movimento Acorda Cabuçu - Nova Iguaçu - RJ
Movimento Arco-Iris da Sociedade Horizontina – MAISH – Horizonte - CE
Movimento D´ELLAS - Rio de Janeiro - RJ
Movimento de Articulação Homossexual de Paulo Afonso - Paulo Afonso - BA
Movimento de Emancipação Sexual, Cidadania, Liberdade e Ativismo do MS - Campo Grande  - MS
Movimento do Espírito Lilás – MEL - João Pessoa - PB
Movimento Gay da Região das Vertentes – MGRV - São João Del Rei - MG
Movimento Gay de Barbacena – MGB – Barbacena - MG
Movimento Gay de Nanuque – MGN – Nanuque - MG
Movimento Gay e Alfenas e Região Sul de Minas – Alfenas - MG
Movimento Gay Leões do Norte – Recife - PE
Movimento Homossexual de Belém – Belém - PA
Núcleo de Ação Solidária à Aids – NASA - Foz do Iguaçu - PR
ONG Movimento da Diversidade Sexual – Macaé - RJ
ONG Reintegrando Vidas – REVIDA – Jacareí - SP
ONG Visibilidade LGBT - São Carlos - SP
Organização dos Direito e Cidadania de Homossexuais do Estado do Maranhão - São Luis - MA
Organização Homossexual Geral de Alagoinhas – OHGA – Alagoinhas - BA
Outra Visão – Grupo GLTB - Porto Alegre - RS
Programa Integrado de Marginalidade – PIM - Rio de Janeiro - RJ
Pró-Vida – LGBT – Maceió - AL
Quimbanda Dudu – Salvador - BA
Rede Solidariedade – Curitiba - PR
Rede Solidariedade Positiva – CE
RNP+ Curitiba e Região Metropolitana – Curitiba - PR
RNP+ Núcleo - Rio de Janeiro - RJ
Satyricon- Grupo de Apoio e Defesa da Orientação Sexual – Recife - PE
Shama - Associação Homossexual de Ajuda Mútua – Uberlândia - MG
SHUDO - Associação de Articulação de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos – Olinda - PE
Sociedade Oasis – Anápolis - GO
Sociedade Oásis – Anápolis - GO
Sohmos Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de Arapiraca - AL
Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade - Porto Alegre - RS
STVBrasil - Sociedade Terra Viva – Natal - RN
TABIRAH - Associação de Homossexuais, Lésbicas, Travestis... – Tabira - PE
Transfêmea - Feira de Santana - BA
Transgrupo Marcela Prado – Curitiba - PR
Tucuxi- Núcleo de Promoção da Livre Orientação Sexual - Porto Velho - RO
Turma OK - Rio de Janeiro - RJ
Unidas de Travestis – Aracajú - SE
Voz pela Vida – Maringá - PR